21 das 34 empresas de ônibus da capital mineira sofreram danos

O carnaval de BH foi um sucesso! Mas enquanto a maioria aproveitava a folia, uma minoria de vândalos causava prejuízos e depredação na frota de ônibus da capital mineira.

Segundo levantamento realizado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), 98 ônibus foram danificados e precisaram ser retirados de circulação para manutenção e reparo durante o Carnaval.

Os prejuízos materiais atingiram 21 das 34 empresas de ônibus da capital mineira. Os vândalos danificaram ou quebraram itens no interior e exterior dos veículos. Os  principais foram:

07 CCIT (validadores de tarifa) quebrados;

65 alçapões quebrados ou arrancados;

36 vidros laterais quebrados;

04 para-brisas quebrados

01 vidro traseiro quebrado;

05 conjuntos de portas quebrados;

01 retrovisor quebrado;

03 placas arrancadas.

02 Alavancas de saída de emergência

04 lixeiras (danificadas ou arrancadas)

Segundo o presidente do SetraBH, Raul Lycurgo Leite, além dos prejuízos para a população com a retirada de 98 veículos de circulação para manutenção, estima-se um prejuízo financeiro, apenas com a compra de peças novas, na ordem de R$ 130.000,00.

“Em todos os atos de vandalismo contra o transporte público, o principal prejudicado é o passageiro. Os prejuízos não são apenas financeiros, com a retirada dos ônibus para manutenção, todo o sistema é afetado em suas operações cotidianas”, destaca Leite.

“O vandalismo chegou ao extremo de 65 alçapões no teto dos ônibus, terem sido quebrados e/ou arrancados. São dispositivos de segurança e o seu reparo é complexo, pois demanda ajuste fino de peça móvel com a carroceria dos veículos e borrachas de vedação. Qualquer mínimo empeno nesta parte pode significar entrada de água na época das chuvas e os reparos dos atos de vandalismo são feitos manualmente e não por máquinas de precisão como às existentes nas montadoras de veículos”, concluiu.