A Confederação Nacional de Transportes (CNT) foi uma das instituições agraciadas com o prêmio Hugo Wernerck, promovido pela Revista Ecológico. A 13ª edição do Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente e Sustentabilidade, premiou várias categorias dentro do tema: “A Biodiversidade que nos protege”.

A premiação, que é referência nacional na avaliação de boas práticas ambientais e sociais, foi realizada na noite do dia 28 de fevereiro, em Belo Horizonte (MG) no auditório do CDL-BH. A CNT foi premiada na categoria “Destaque Nacional” pelas boas práticas do Programa Ambiental DESPOLUIR.

“Recebemos com grande alegria e satisfação esse honroso prêmio, em reconhecimento às boas práticas do programa DESPOLUIR, o que demonstra que estamos atingindo os nossos objetivos de controlar e diminuir as emissões de poluentes no setor de transportes no Brasil, além de promover melhorias na qualidade de vida dos trabalhadores”, destacou, o diretor da CNT e presidente da FETRAM, Rubens Lessa Carvalho.

O Programa Ambiental do Transporte Despoluir (Despoluir) foi concebido em 2007, como iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte – CNT, do Serviço Social do Transporte – SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT.

Em Minas Gerais, o Despoluir é coordenado, no setor de passageiros, pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (FETRAM).

 PRÊMIO HUGO WERNECK

Em sua 13º. Edição, o Prêmio Hugo Werneck se tornou uma referência nacional, de Minas para o mundo, como o “Oscar da Ecologia” brasileira. Acumula mais de mil inscrições e indicações recebidas, e um total de 152 vencedores e homenageados até hoje. Parte integrante do calendário institucional, empresarial e político do país, a premiação visa reconhecer e divulgar os melhores projetos, cases e ações. Bem como destacar as empresas, governos, pessoas, cidadãos, ONGs, instituições, políticos e personalidades que mais se dedicam à causa universal em defesa do planeta e de sua humanidade, vide a realidade das mudanças climáticas.

Idealizada pela Revista Ecológico, o prêmio Hugo Werneck conta com a participação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e seus órgãos colegiados IGAM, IEF e FEAM. E, a nível nacional, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Tem a supervisão técnica da Fundação Dom Cabral. A parceria da Rede Globo. A legitimação do Centro Hugo Werneck de Proteção à Natureza. O apoio da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda). E o engajamento da Fundação SOS Mata Atlântica, dentre outros parceiros estratégicos.