Unimed-BH incentiva as mulheres a realizarem o exame periódico da mamografia. Cooperativa está liberando a guia para a realização do exame, sem coparticipação, para clientes entre 50 e 69 anos. A guia ficará disponível durante todo o ano de 2023

O exame de mamografia é um importante aliado das mulheres na detecção precoce do câncer de mama. Segundo o Ministério da Saúde, o exame de rastreamento é recomendado na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Uma análise realizada pela Unimed-BH identificou um baixo volume de pedidos de mamografias entre as clientes que estão nessa faixa etária sugerido pelo órgão de saúde. Aproveitando o Dia Nacional da Mamografia, comemorado no último dia 5 de fevereiro, a Cooperativa criou uma ação para incentivar as beneficiárias do plano a realizarem o procedimento.

A iniciativa funciona da seguinte maneira: a Unimed-BH liberou automaticamente a guia de autorização do exame para todas as clientes com idade entre 50 e 69 anos que não fizeram mamografia nos anos de 2021 e 2022. A guia foi gerada sem consulta prévia e estará disponível no sistema durante todo o ano de 2023, enquanto a cliente não tiver realizado o procedimento. Importante ressaltar que a ação é direcionada apenas para clientes Unimed-BH na área da Cooperativa.

A cliente pode acessar a autorização diretamente no aplicativo ou Espaço do Cliente da Unimed-BH e agendar o exame em qualquer clínica que atenda o seu plano. Para conferir os locais, basta acessar a aba Guia Médico no aplicativo ou portal Unimed-BH. Todas as orientações sobre a ação estão disponíveis no site www.unimedbh.com.br ou clicando no link aqui.

Com o resultado do exame em mãos, a Unimed-BH orienta que as clientes marquem uma consulta com seu médico – pode ser ginecologista, mastologista, médico de família, clínico ou um médico de confiança – para avaliar os resultados e receber qualquer indicação necessária.

Globalmente, o câncer de mama é a neoplasia maligna mais frequentemente diagnosticada, representando mais de dois milhões de casos a cada ano. É também a principal causa de morte por câncer em mulheres em todo o mundo. A mamografia de rastreamento é a principal modalidade de imagem para a detecção precoce da doença e é o único método de imagem da mama que consistentemente tem sido encontrado para diminuir a mortalidade relacionada ao câncer de mama.