Cerca de 1 milhão de passageiros deve passar pelo BH Airport neste mês, evidenciando o crescimento de 25% no comparativo com janeiro de 2022. Já em relação ao mesmo período pré-pandemia (janeiro de 2020), esse índice representa uma retomada de 94%. Entre pousos e decolagens, o BH Airport prevê a operação de 8,7 mil aeronaves neste mês. Somente no dia de pico, 2 de janeiro, o terminal internacional mineiro registrou um fluxo superior a 31 mil passageiros e movimentou quase 2 mil aeronaves, entre pousos e decolagens.  

Durante a alta temporada, período compreendido entre 1º de dezembro de 2022 e 31 de janeiro de 2023, o BH Airport deve receber aproximadamente 2 milhões de passageiros, demonstrando a progressiva evolução na movimentação em relação aos anos anteriores, apesar dos reflexos da pandemia da Covid-19 nas operações. Na alta temporada 2021/2022, o BH Airport recebeu cerca de 1,8 milhão de passageiros. No mesmo período de 2020 para 2021, o fluxo foi de cerca de 1,3 milhão. A meta para 2023 é fechar o ano com a movimentação de 11,3 milhões, alcançando patamares pré-pandemia. 

Além do aumento da frequência dos voos para as cidades litorâneas na alta temporada, os passageiros têm novas opções de destinos para as cidades mineiras de Juiz de Fora, Paracatu, Patos de Minas, Teófilo Otoni e Varginha, voando pela Azul Conecta. Em média, são duas partidas, por semana, para cada cidade.  A retomada do voo para Lençóis (BA) e as novas rotas para Aracaju (SE), Caldas Novas (GO), Navegantes (SC) e Santarém (PA) também são novidades da Azul.  

Nova rota para o Piauí 

A partir do dia 2 de março, os mineiros também poderão voar para Parnaíba, no Piauí, com escala em Jericoacoara, no Ceará. Parnaíba, o segundo município mais populoso do Piauí, é conhecido por ser uma das paradas da Rota das Emoções. Localizada no extremo norte do Piauí, o principal atrativo turístico da cidade é o belo cenário natural do Delta do Parnaíba. O destino ainda contempla um tour pelas ilhas que rodeiam as dunas, além de pequenas excursões de barco, lancha e jipe. 

O voo AD4510 da Azul partirá do BH Airport, às quintas-feiras e aos domingos, às 9h20, pousando em Jericoacoara, às 12h05. O mesmo voo decola do município cearense às 12h55, chegando em Parnaíba às 13h40. Logo em seguida, o AD 4510 sai da cidade piauiense às 14h30 e retorna ao BH Airport, com chegada prevista às 17h35.  Os voos serão realizados por aeronaves Embraer E2, com capacidade para transportar até 136 passageiros. 

“Um dos pilares da nossa gestão é fortalecer o BH Airport como hub doméstico e oferecer as melhores soluções para nossos clientes, ampliando opções de rotas e destinos para todo o país, com conforto, tranquilidade e praticidade para os passageiros”, ressalta o diretor de Operações e Infraestrutura do BH Airport, Herlichy Bastos. “A nova opção de decolagem é mais uma demonstração desse compromisso em impulsionar a conectividade, com alternativas diferenciadas para todas as regiões do país, e proporcionar a melhor experiência aeroportuária aos clientes”, reforça. 

Dicas para o embarque tranquilo e seguro 

Antes da viagem, é fundamental conferir a validade de toda a documentação necessária para o embarque, como RG, passaporte e visto. A atenção deve ser redobrada para os documentos de identificação dos menores de 18 anos. Autorizações específicas são exigidas para o caso do menor desacompanhado dos pais ou responsáveis nas viagens. 

Chegar ao aeroporto com antecedência, para acelerar o processo de check-in e inspeção de segurança, também garante a tranquilidade no embarque. O BH Airport recomenda que os passageiros tenham atenção especial em relação aos horários dos voos e cheguem ao aeroporto com antecedência mínima de duas horas, para viagens domésticas, e três horas, para viagens internacionais, principalmente quando ocorre a maior incidência de chuvas, que torna o trânsito mais lento nas rodovias. 

Além da comodidade, chegar com antecedência também proporciona uma experiência única de viagem. Quem passar pelo aeroporto nesta alta temporada, poderá desfrutar dos espaços inaugurados recentemente: novas operações do mix comercial, totalmente ampliado, e o Terminal de Passageiros 1, com a primeira fase da reforma concluída.  

O BH Airport conta agora com um embarque doméstico mais moderno, com destaque para o canal de inspeção centralizado e os portões 3, 4, 5 e 6 em uma sala de embarque repaginada. Uma das novidades da infraestrutura comercial é o lançamento da megastore Dufry, em formato walkthrough, com quase mil metros quadrados. O empreendimento é a porta de entrada para a nova sala de embarque do aeroporto. 

Uma última dica: a máscara continua sendo obrigatória. Seguindo a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso de máscaras para os passageiros que embarcam e desembarcam no terminal internacional mineiro é imprescindível. A obrigatoriedade abrange o interior das aeronaves e a sala de embarque. Atento à segurança das pessoas, o BH Airport segue todas as recomendações dos órgãos de saúde e orienta passageiros e visitantes a manterem os protocolos de higienização das mãos, o uso de álcool em gel e o distanciamento.    

Destinos atendidos 

Entre voos extras e regulares, o BH Airport está conectado a 50 destinos em janeiro. Além das rotas internacionais para Lisboa (Portugal) e Panamá, os destinos domésticos são: Aracaju (SE), Belém (PA), Barreiras (BA), Brasília (DF), Cabo Frio (RJ), Caldas Novas (GO), Campinas (SP), Carajás (PA), Comandatuba (BA), Congonhas (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Guanambi (BA), Guarulhos (SP), Governador Valadares (MG), Goiânia (GO), Ilhéus (BA), Imperatriz (MA), Ipatinga (MG), Jericoacoara (CE), João Pessoa (PB), Juiz de Fora (MG), Lençóis (BA), Maceió (AL), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Natal (RN), Navegantes (SC), Paracatu (MG), Patos de Minas (MG), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Salvador (BA), Santarém (PA), Santos Dumont (RJ), São José do Rio Preto (SP), São Luís (MA), Teófilo Otoni (MG), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Varginha (MG), Vitória (ES) e Vitória da Conquista (BA).