Psicóloga especialista em comportamento organizacional ensina a perceber os estágios das emoções em meio a uma crise

É possível transformar tempos de crise emocional em uma receita de vida, para se conhecer melhor e saber como agir? A professora e psicóloga especialista em psicologia positiva Marcela Bezerra Dias afirma que sim, e elaborou um guia para auxiliar adultos a reconhecerem os diferentes graus de abalo mental.Autora do livro Receita emocional para tempos de crise, a especialista explica que, quando se aprende a analisar as causas, é possível fazer escolhas mais assertivas, e, até, impedir o agravamento para um caso mais grave.De forma simplificada e por meio de cores, Marcela utiliza a figura do semáforo para ensinar como entender as emoções. Confira os sinais para que possa identificar em qual das fases você está:

  1. Luz Verde: imagine que as suas emoções estão com uma luz verde; neste nível, pode-se considerar que a crise existe, mas é conduzida com resiliência e há capacidade de se adaptar às adversidades. É possível reconhecer os problemas e se sentir positivo para superar. Por isso, são casos considerados de pouca intensidade, já que é possível ter uma visão mais apurada do problema, das causas e consequências que a crise trouxe – e podem virar aprendizado. Serão necessários poucos recursos externos de intervenção.Luz Amarela: se o semáforo das suas emoções está com a luz amarela, o momento é de atenção! É preciso estar atento à breve mudança no sinal que se aproxima (o vermelho). Se as mudanças nas emoções podem ser consideradas de média intensidade, é preciso reconhecer os próprios sentimentos e buscar compreender as causas dos abalos emocionais. Analise bem, isso tudo já está refletindo em mudanças de comportamentos ou em prejuízos na execução da sua rotina?Luz Vermelha: se o semáforo das suas emoções está com a luz vermelha, pode indicar um sinal de perigo, pois a situação pode ter fugido do controle, gerando dor e desconforto. É o momento exato de parar e buscar ajuda. Como é um caso de alta intensidade, com abalos emocionais graves, procurar um profissional é o primeiro passo, a fim de evitar maiores prejuízos psíquicos e reestabelecer as emoções.

A proposta de Marcela com a receita emocional é ajudar a nomear os sentimentos e analisar quais sinais eles estão transmitindo; além de identificar qual estágio se encontram para tomar a melhor decisão e seguir em frente. A quem passa por momentos dolorosos, ela orienta unir as abordagens: buscar um psicólogo ou psiquiatra e, juntamente com o acompanhamento profissional, colocar em prática as dicas e orientações, na intenção de somar no processo de alívio psíquico.Sobre a autora: Marcela Bezerra Dias é psicóloga especialista em Psicopedagogia, Psicologia Positiva e Coaching. Possui MBA em Gestão de Comportamento Organizacional e é mestranda no Programa de Ciências da Saúde. Também atuou como Oficial do Exército técnico temporário na área de psicologia, psicopedagogia e aviação militar. Em 2017 foi condecorada por ter atuado na missão de paz da ONU no Haiti, a Minustha, como membro do 26º Batalhão de Infantaria de Força de Paz.