Acordo tem duração de cinco anos e visa impactar 269 mil alunos do ensino fundamental e médio de Minas Gerais

O Instituto XP – frente de impacto social daXP Inc.- e o Sebrae Minas se uniram para levar educação financeira para 269 mil alunos das escolas públicas do estado de Minas Gerais, entre 2023 e 2027. O objetivo é levar conhecimento e estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais de crianças e jovens, desde a etapa escolar, para que se tornem adultos mais conscientes quando o assunto for dinheiro. A parceria foi formalizada nesta semana na sede da XP em São Paulo.

“Ter uma relação saudável com o dinheiro, independentemente da renda, é essencial para qualquer pessoa. A educação financeira na escola não apenas impacta no conhecimento dos alunos, como também em seus comportamentos, conforme já foi avaliado em projetos da Estratégia Nacional de Educação Financeira em parceria com o Banco Mundial”, ressalta Thiago Godoy, head de educação financeira da XP Inc.

O diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz, destaca a importância da parceria para estimular o acesso de estudantes da rede pública à educação financeira, promovendo uma formação desde a infância. “Os cursos de Educação Financeira desenvolvidos pelo Sebrae Minas para as escolas seguem as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como parte dos temas transversais e trazem conteúdos para professores e estudantes, do ensino fundamental ao médio, de acordo com cada série escolar”, acrescenta.

Segundo estudo inédito da Nova Escola em parceria com Instituto XP, mais de 70% dos professores da rede pública acreditam que a educação financeira é um tema que deve ser trabalhado nas escolas. “A educação financeira está no DNA da XP. A história da nossa companhia está diretamente ligada ao universo da educação, por isso, acreditamos que podemos contribuir com toda a comunidade escolar em relação ao tema”, reforça Marcella Coelho, Head de Impacto Social da XP Inc.

Além das escolas, o acordo de cooperação entre Instituto XP e Sebrae Minas visa atender outros públicos, como mulheres e pessoas economicamente vulneráveis, como forma de contribuir para o desenvolvimento econômico e social dos municípios mineiros e, também, inspirar outros territórios. “O Sebrae Minas, que historicamente tem forte atuação na educação financeira de empreendedores, tem investido fortemente para a promoção e disseminação do letramento financeiro para as escolas e para os demais públicos da sociedade, desde 2015”, ressalta o diretor João Cruz.

Parceria

Além do investimento financeiro na parceria, o Instituto XP irá contribuir com a produção dos conteúdos do Sebrae Minas com foco nos alunos e na preparação de professores. Por isso, os docentes vão receber um treinamento para que possam ter ainda mais conhecimento sobre o tema na hora de repassar os conteúdos, com exemplos práticos, cotidianos e adaptados às diferentes realidades do Brasil. A expectativa é alcançar mais de 1.300 escolas e 28 mil pessoas, entre professores e alunos, no próximo ano. A iniciativa tem ainda o apoio do Ministério da Educação (MEC) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O gerente de Articulação para o Desenvolvimento Econômico do Sebrae Minas, Alessandro Chaves, ressalta que a parceria é fundamental para fomentar a educação financeira no país. “É importante que as crianças e jovens entendam mais que a matemática. Eles precisam compreender os diversos processos que envolvem as decisões financeiras e isso passa por conceitos como desejo e necessidade, planejamento de vida, relação entre dinheiro e trabalho e muitas outras coisas”, pontua Chaves.