A UseCar, locadora especializada em carros por assinatura, terceirização de frotas e carros compartilhados, firmou recentemente uma parceria com o Instituto Mano Down por meio do programa Talento Apoiado. A empresa, do tradicional Grupo Carbel, passa a ser uma incentivadora do projeto que tem como objetivo promover a inclusão no mercado de trabalho de jovens e adultos com deficiência intelectual.

“Estamos muito satisfeitos com a parceria da UseCar. O programa Talento Apoiado possui planejamento personalizado e centrado no indivíduo, para potencializar suas capacidades e buscar apoios e tecnologias junto às empresas para propiciar melhores práticas de inclusão”, comenta Gabriel Leandro Rodrigues, coordenador do Programa Talento Apoiado. E acrescenta. “O programa traz para a pessoa com deficiência intelectual uma oportunidade de desenvolver a autonomia e inclusão de forma positiva e efetiva, por meio do crescimento pessoal, da independência financeira e da integração na sociedade”.

Para o diretor da UseCar, Bruno Linhares, que já conhecia os trabalhos do Instituto Mano Down, participar do Talento Apoiado é mais uma forma de contribuir com a sociedade. “É uma ação simples, mas cheia de significado. Essas pessoas precisam de um incentivo, um apoio para estarem no mercado de trabalho e, para isso, é necessário um olhar diferenciado das empresas”, comenta.

Segundo Darlene Reis, do setor de Gente e Gestão da UseCar (Recursos Humanos), as pessoas com deficiência trazem várias contribuições às empresas. “É preciso respeitar o tempo do outro, estimular essas pessoas, investir em suas habilidades e potencial. Na UseCar fizemos uma ação de sensibilização junto com o instituto Mano Down com todos os colaboradores e estamos acompanhando de perto nossa nova funcionária. É uma ação que traz melhorias significativas para o ambiente de trabalho, promovendo um ambiente de inclusão, aprendizado contínuo, cooperação e empatia”, explica.

Oportunidade

Raquel Cesário Coimbra, de 21 anos, é a primeira contratada da UseCar através do Projeto Talento Apoiado. Com deficiência intelectual, ela conta que o carinho e a paciência dos seus colegas de trabalho está sendo fundamental para o seu processo de aprendizado no primeiro emprego. “Eu cheguei tensa, tinha receio de não ser compreendida, medo de não dar conta. Mas todo mundo foi bacana comigo. O pessoal daqui me ajuda bastante e todos sabem se comunicar muito bem”, comemora.

A conquista de Raquel também está sendo comemorada por sua família. “A gente fica muito feliz em ver a nossa filha podendo ter essa oportunidade de trabalho. Ela está muito feliz, adora os colegas de trabalho e está se adaptando bem por lá. Esse é um projeto que estimula a autoestima, a independência e autonomia das pessoas com deficiência intelectual. Agradecemos a UseCar porque a gente sabe que nem toda empresa tem essa sensibilidade de apoiar uma causa como essa”, comenta Patrícia Coimbra, mãe da Raquel.

Sobre o Mano Down

O Instituto Mano Down é uma organização sem fins lucrativos que promove a autonomia e inclusão de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências. O Mano Down surgiu a partir do amor de Leonardo Gontijo por seu irmão caçula, o Eduardo – também conhecido como Dudu do Cavaco; músico com síndrome de Down.

Desde 2011 o Mano Down já atendeu mais de 1.000 famílias. Ao estimular o desenvolvimento, dar visibilidade e oportunidades, o Instituto Mano Down mostra para a sociedade as potencialidades das pessoas com deficiência, transformando vidas e gerando impacto positivo na sociedade.