Espaço ambiciona ser a vitrine da indústria mineira para o mundo e foi anunciado em evento que também apresentou ações para impulsionar o desenvolvimento industrial 

Em evento realizado na última terça-feira (13), para relançamento do Aeroporto Industrial, o CEO do BH Airport, Kleber Meira, e o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, apresentaram as novidades para os próximos meses. A parceria inédita prevê a criação de um espaço exclusivo, o Fiemg Connection, com 400 m² que abrirão portas para novos negócios e intercâmbios de experiências visando fomentar a expansão econômica do estado, transformando a indústria mineira em uma vitrine para o mundo. 

Minas das tradições, do patrimônio artístico e cultural, dos recursos naturais e paisagem única, está se consolidando como berço da inovação e da indústria 4.0, das startups e do mais avançado conteúdo tecnológico, impulsionando o desenvolvimento do estado com ações colaborativas e iniciativas conjuntas para a expansão de novos negócios. “O nosso aeroporto, que aproxima, encurta distâncias e é altamente reconhecido como hub de conexões, está se transformando também em hub de negócios”, ressalta Kleber Meira. 

De acordo com o presidente da Fiemg, o investimento de cerca de R$ 7 milhões ambiciona criar o lounge mais tecnológico do mundo, disponibilizando os mais avançados dispositivos e recursos, como automatização do atendimento, reconhecimento facial para entrada, fronteira do conhecimento e realidade virtual para fomentar novos negócios. “Tudo que a tecnologia pode oferecer para o setor industrial estará em nosso lounge, um ponto de encontro para networks e reuniões entre os diversos atores da sociedade, como o setor industrial, sua cadeia produtiva, o setor público e formadores de opinião”, declara Roscoe. 

Aeroporto Industrial 

“Além de sermos bem sucedidos na missão de realizar a melhor operação do Brasil, de acordo com as recentes pesquisas feitas diretamente com os usuários, validadas pela Anac, escolhemos outros dois pilares como diferenciais do BH Airport: a sustentabilidade e a inovação”, pontua Kleber Meira. Nessa perspectiva, o primeiro e único Aeroporto Industrial do país avança ampliando as frentes através do Hub Logístico Multimodal. Essa é mais uma iniciativa pioneira, que consolida o terminal internacional mineiro como provedor de soluções logísticas, tributárias e de gestão, movimentando a economia com perfil sustentável e inovador, inédito na esfera do desenvolvimento aeroportuário nacional. 

O gestor do Hub Logístico Multimodal do BH Airport, Marcelo Farias, esclarece que o Aeroporto Industrial é uma zona franca aeroportuária, de neutralidade fiscal, destinada a empresas que usam intensamente o modal aéreo, mas não se limitam a ele e podem utilizar os modais rodoviário e marítimo, sobretudo as importadoras e exportadoras. “O foco está nos setores industriais, como ciências da vida, alta tecnologia, energias renováveis e automotivo. Como atrativo, oferece benefícios tributários, fiscais e as vantagens logísticas reduzem seus custos e tempos de desembaraço, alinhados com a dinâmica e agilidade necessárias para a indústria, lembrando que a iniciativa estimula as importações e exportações e o desenvolvimento econômico local”, evidencia. “A operação no Aeroporto Industrial muda de regime de entreposto aduaneiro industrial para regime de entreposto aduaneiro, com estoque de matéria-prima avançado no Terminal de Cargas e benefício de suspensão de impostos”, complementa. 

O Aeroporto Industrial conta também com as parcerias do Invest Minas, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e da Clamper. “Nosso estado voltou a estar no radar das grandes empresas, dos grandes fundos e dos grandes investidores”, avalia o presidente do Invest Minas, João Paulo Braga. “O aeroporto dispõe de modal industrial moderno e inovador, perfeito para receber investimentos que tornam o estado de Minas Gerais mais atrativo e competitivo”, acrescenta o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe.