Artista mineiro realiza exposição com trabalhos que ilustram seus 28 anos de carreira; Mostra integra as comemerações dos 125 anos do Prédio Rosa, sede do Museu das Minas e do Metal.

___

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realiza, entre os dias 08 de dezembro de 2022 a 29 de janeiro de 2023, a exposição Ponto de Fuga, do artista mineiro Marcus Paschoalin. Ela conta com uma série de obras produzidas ao longo dos últimos 28 anos da trajetória do artista, representando suas diferentes fases e estilos. A exposição é a primeira mostra individual realizada por Paschoalin em um Museu, o que a torna um marco significativo para sua carreira, e a primeira exposição temporária instalada no corredor de cobre da Língua Afiada, no MM Gerdau. A mostra integra, também, as comemorações dos 125 anos do Prédio Rosa, celebrado no dia 12 de dezembro, edifício histórico da cidade de Belo Horizonte e que abriga o Museu das Minas e do Metal.

Ponto de Fuga

A versatilidade é característica marcante no trabalho de Marcus Paschoalin, que possui obras realizadas em diferentes suportes ou superfícies como telas, madeiras, grandes empenas, automóveis e até aviões. Suas pinturas são produzidas com o uso de tinta látex, sintética e, na maioria das vezes, tinta em spray e resina. Outra linguagem marcante em seu trabalho é a cor, elemento com forte presença entre linhas e formas geométricas, proporcionando diversidade e renovação visual entre cada exemplar criado pelo artista. 

A exposição foi inspirada no conceito “ponto de fuga”, termo artístico que representa uma referência no horizonte, criada por linhas de um desenho, que conduzem a visão do espectador e ajudam a construir uma perspectiva à obra, tornando-a mais realista. Esse conceito também está na experiência proposta pelo artista para sua nova mostra, permitindo ao visitante percorrer um caminho entre uma tela à outra, criando uma perspectiva das três décadas da sua própria carreira, ilustrada na série de telas expostas no MM Gerdau, distribuídas de forma atemporal na galeria, em cavaletes expositores exclusivos de aço Gerdau, criados e confeccionados pela Accero. 

“Estou muito feliz com essa oportunidade, porque é a primeira vez que tenho uma exposição dentro de um museu. Com ela, quero contar um pouco da minha trajetória, de mais ou menos 28 anos, e escolhi uma seleção das obras que mais gosto do meu acervo. Ponto de fuga é o nome da exposição e, além do sentido real da frase, é também uma proposta para o visitante percorrer as obras pela exposição, encontrando os seus próprios pontos de fuga; assim como é a arte pra mim, um ponto de fuga para o meu dia a dia.”, destaca o artista. 

Acessibilidade

Para garantir a acessibilidade aos diversos tipos de público, a exposição Ponto de Fuga terá diferentes recursos inclusivos: a mostra contará com texto descritivo em braile, mobiliário expositivo com altura adaptada, Qr-Code com os conteúdos disponíveis em Libras e áudio das obras, além de exemplares que poderão ser tocadas por pessoas com deficiências visuais. A exposição também contará com lupas instaladas em algumas obras, permitindo uma experiência imersiva em suas leituras. Além disso, o elevador do Prédio Rosa poderá ser utilizado para garantir o acesso à exposição, localizada no Andar do Metal, terceiro pavimento expositivo do MM Gerdau.

Marcus Paschoalin

Marcus Paschoalin é natural de Belo Horizonte e descobriu seu talento para as artes aos 14 anos. Hoje, com 43 anos, tem em seu DNA a música, a modernidade e a pluralidade do mundo. Formado em Publicidade e também em Design Gráfico, começou sua carreira de forma espontânea, movido pelo amor à arte e às suas experimentações. Admirador da cultura e influências dos anos 1950 e 1960, encontra sua inspiração e referências nos artistas dessa época e, influenciado pelos estilos optical, pop art e arte abstrata, o artista já expôs seus trabalhos no Brasil, EUA e Europa.

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Aberto ao público desde 22 de junho de 2010, o MM Gerdau se consolidou como uma instituição reconhecida no setor cultural do país. Já são mais de 1 milhão e 325 mil pessoas que visitaram o Museu neste período, com acesso gratuito e informações acessíveis sobre os patrimônios cultural e geológico de Minas Gerais e do Brasil. 

Ele abriga importante patrimônio geológico do país, oriundo do extinto museu municipal “Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães”, com cerca de 4 mil amostras minerais, além de duas coleções particulares, de dois renomados e já falecidos colecionadores, Manfredo Kayser e Luiz Menezes, com cerca de 1,5 mil amostras minerais brasileiras.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal possui patrocínio direto da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. O Museu está localizado no Prédio Rosa, na Praça da Liberdade, que em 2022 completa 125 anos de sua construção!

SERVIÇO:

Exposição – Ponto de Fuga

Artista – Marcus Paschoalin

Data: 08/12/2022 a 29/01/2022 Hora: durante o horário de funcionamento do Museu

Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Andar do Metal – 3º Piso) 

Endereço: Prédio Rosa na Praça da Liberdade, nº 680, Funcionários – BH

Entrada gratuita!