MARTIR – Mostra de Artes de Tiradentes vai abrigar acervo exclusivo de Tadeu Bandeira
 

Que Minas Gerais é sinônimo de cultura, não é nenhuma novidade. Isso se reflete na grande quantidade de museus no estado. Mas, quando se pensa em arte contemporânea, o estado não se destaca por ter poucas opções que contemplem a atual produção mineira em exposição permanente.
 

Em novembro de 2022, com a chegada do MARTIR — Mostra de Artes de Tiradentes, um espaço totalmente dedicado à arte contemporânea mineira, esse cenário vai mudar. A inauguração será dia 27 de novembro, 11h, em evento fechado para convidados. O MARTIR será aberto ao público a partir do dia 01 de dezembro, das 10h às 17h.

 

Tiradentes que já é conhecida pela arte e arquitetura, principalmente barroca recebe uma coleção exclusiva de Tadeu Bandeira que valorizará ainda mais a arte contemporânea em Minas Gerais. “A cidade tem sua riqueza predominantemente no barroco, agora vai respirar um pouco mais do pós-moderno”, comenta Tadeu. A coleção é uma exposição permanente do MARTIR que poderá receber outras ao longo do tempo.
 

O espaço, um imóvel centenário, cuidadosamente restaurado, localizado no quarteirão mais charmoso da tradicional Rua Direita, passa a abrigar um amplo acervo de obras de arte culturais, telas e exposições que apresentam diversos artistas contemporâneos. São mais de 100 obras de 1970 até os dias de hoje que, possibilitarão à mostra aumentar a visibilidade da arte contemporânea mineira, bem como transformá-la em um espaço inclusivo.
 

Arte contemporânea é uma tendência artística que se construiu a partir do pós-modernismo, apresentando expressões e técnicas artísticas inovadoras, que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra.

Tadeu Bandeira é um colecionador que se apaixonou pela arte muito cedo. “Desde os tempos da faculdade eu comecei a comprar meus quadros. Depois comprava em leilões de arte. Visitando museus ao redor do mundo, percebi que os mais importantes têm seu acervo formado em grande parte por doações. Acho fundamental ter o desprendimento de proporcionar ao público uma visão de tudo que guardei ao longo dos anos”, discorre.

Por trás do MARTIR, existe uma história. Ele faz parte de um Instituto que tem outras relevantes frentes de atuação. “Tiradentes é uma cidade muito acolhedora. Tenho certeza de que todos ficarão maravilhados com o MARTIR e terão a certeza de que Minas Gerais segue à frente do seu tempo, produzindo coisas cada vez mais belas e orgulhando seu povo”, expressou Alexandre Lanna Resende que complementa: “Sou parte e ponte deste projeto e isso me deixa repleto de satisfação”, finaliza ele que foi o responsável pelo encontro dos sócios.