Hoje, 9 de novembro, o Brasil perdeu Gal Costa, um dos maiores nomes da música e da cultura do país. Em homenagem à cantora, o Canal Brasil exibe uma programação especial apresentando um pouco da trajetória artística de Gal. A partir das 22h, o público poderá conferir os curtas “Meu Nome É Gal” e “Arte Na Capa – Gal Fatal” e reprises de entrevistas marcantes nos programas “MPBambas”, “O Som do Vinil”, “Inéditas, Dispersas e Animadas” e “Espelho”.
Já amanhã, dia 10, será exibido o documentário “Os Doces Bárbaros”, com direção de Jom Tob Azulay, que registra a comemoração dos dez anos de carreira de Gal Costa e dos parceiros Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia, que formaram o grupo intitulado “Doces Bárbaros”.
Conhecida por sucessos atemporais como “Baby”, “Chuva de Prata”, “Vapor Barato” e “Lágrimas Negras”, a artista (1945-2022) é uma das referências do movimento Tropicália, junto de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia. Com mais de 50 anos de carreira musical, a trajetória de Gal Costa soma mais de 30 álbuns de estúdio e diversos prêmios de destaque, entre eles o Grammy Latino à Excelência Musical, recebido pelo conjunto de sua obra.
“Meu Nome É Gal” (1970) (12’)
Horário: Quarta, 9/11, 22h
Classificação: Livre
Direção: Antônio Carlos Da Fontoura
Sinopse: Realizado em 1970, o curta traz a performance de Gal Costa em três canções que marcaram os momentos iniciais de sua carreira.
“MPBambas — Gal Costa” (2012) (28’)
Horário: Quarta, 9/11, 22h12
Classificação: Livre
Direção: Darcy Bürger
Sinopse: Ela canta da confidência ao grito, da transgressão ao virtuosismo. Tárik de Souza conversa com Gal Costa sobre “Recanto”, álbum de canções escritas por Caetano Veloso.
“Arte Na Capa — Gal Fatal” (2015) (03’)
Horário: Quarta, 9/11, 22h40
Classificação: Livre
Direção: João Felipe Freitas
Sinopse: O programa retrata as histórias por trás da criação de clássicas capas de discos brasileiros.
“O Som do Vinil – Gal Costa – A Pele do Futuro” (2019) (28’)
Horário: Quarta, 9/11, 22h45
Classificação: Livre
Direção: Charles Gavin e Gabriela Gastal
Sinopse: Charles Gavin detalha “A Pele do Futuro”, último álbum de Gal Costa. A artista revela sua consciência de ter nascido para cantar e destaca as mudanças radicais que percorreu durante a carreira.
“Inéditas, Dispersas E Animadas – Gal Costa – Falo Não Calo” (2017) (04’)
Horário: Quarta, 9/11, 23h15
Classificação: Livre
Direção: Bebeto Abrantes
Sinopse: Grandes nomes da cultura brasileira se encontram de forma lúdica nessa série animada de pequenas entrevistas dirigida por Bebeto Abrantes.
“Espelho – Gal Costa E Xênia França” (2021) (24’)
Horário: Quarta, 9/11, 23h20
Classificação: Livre
Direção: Lázaro Ramos
Sinopse: Gal Costa fala sobre a sua luta por liberdade e revela sentir falta da carga emocional das composições de sua geração. Xênia França comenta a sua trajetória e o papel da música em sua vida.
“Os Doces Bárbaros” (1977) (104′)
Horário: Quinta, 10/11, 20h30
Classificação: Livre
Direção: Jom Tob Azulay
Sinopse: O documentário registra a comemoração dos dez anos de carreira dos cantores baianos Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa, que formaram o grupo intitulado “Doces Bárbaros”.