O projeto Fartura – Gastronomia do Brasil apresenta, entre os dias 8 e 27 de novembro de 2022, a Temporada Fartura, com ações e eventos em todas as regiões do país e em Portugal. Entre os dias 8 e 13 de novembro, o Festival Fartura será em Belo Horizonte e Nova Lima e conta com jantares com chefs internacionais, feira de produtores, cozinhas ao vivo e apresentações musicais. Os festivais também acontecem em Lisboa – Portugal (16/11), Brasília (16/11), Florianópolis (17/11), Belém (19/11), São Paulo (18 a 20/11) e Fortaleza (24 a 27/11).

No dia 8 de novembro, abrindo a Temporada, acontece o Fartura de Amor,que mostra o poder transformador que a gastronomia tem na sociedade, levando alimento a quem mais precisa.

De 9 a 11 de novembro, cinco chefs internacionais farão jantares especiais em Belo Horizonte e em Nova Lima. No dia 9, a Casa de Gastronomia Fartura recebe Patrick Terrien (Le Cordon Bleu – França), chef francês número um da Le Cordon Bleu, maior referência de escola culinária do mundo. O menu com cinco tempos apresenta pratos como tartar de legumes com cogumelos, ravioli de camarão em caldo thai, peixe cozido na pele, fondue de funcho e molho branco de pimenta e fondant de carne à provençal, polenta cremosa e legumes confitados.

No dia 10 de novembro, também na Casa de Gastronomia Fartura, quem comanda a cozinha é Rodrigo Castelo (Ó Balcão – Portugal), chef português que tem seu restaurante, localizado em Santarém, na lista de Bib Gourmand no Guia Michelin. O cardápio é formado por Coscorão do Rio até o mar, sopa de peixe do rio com ovas e peixe curado, bacalhau com magusto, cremoso de caranguejo e lagostim do rio e a sobremesa “nem tudo é limão”.

Também no dia 9 de novembro, em Nova Lima, no Bravo Catering, o público terá a oportunidade de conhecer Skye Gyngell (Spring – Inglaterra), chef australiana e escritora especializada em gastronomia. Recebeu uma estrela Michelin pelo Petersham Nurseries Café. Seu restaurante funciona no Somerset House, salão neoclássico do século XIX, localizado no centro de arte e cultura de West End, em Londres. O cardápio conta com abobrinhas com missô, pinhões e óleo de lovage, vieiras com tomates verdes e yuzukoshō, filé bovino com berinjela defumada, queijo taleggio e compota de malagueta, queijo com pasta de marmelo e crackers de sementes e bolo de chocolate amargo com alcaçuz e creme de baunilha.

No dia 11, é a vez da Casa de Gastronomia Fartura receber Nieves Barragan (Sabor – Londres), chef espanhola que já recebeu duas estrelas Michelin, uma enquanto chef executiva do restaurante Barrafina, outra por seu restaurante atual, Sabor, ambos em Londres. No jantar será servido gaspacho, croquetes de camarão, peixe ao molho bilbaina, barriga de porco com molho de vitela e mojo verde, e, de sobremesa, figos, creme de mascarpone com uísque, molho de alcaçuz.

Para finalizar os jantares com chefs renomados internacionalmente, o Bravo Catering apresenta menu conduzido por Chris Leach (Manteca – Inglaterra), chef inglês especializado em porco, que é servido do rabo ao focinho. Seu restaurante italiano é um dos mais badalados de Londres, quase impossível conseguir uma mesa. Antes de fundar sua própria casa, Chris passou pelo premiado Petersham nurseries. O cardápio é composto por abóbora assada, missô de sementes de abóbora, sálvia, pimenta em conserva, ragu de pele de porco, parmesão, pele crocante, fazzoletti com ragu de pato, pangrattato de gordura de pato, porchetta, batatas assadas com carne curada e mostarda de maçã e bolo de erva-doce e pistache, sorvete de pistache, erva-doce caramelizada. Também há opções vegetarianas.

Complementando a programação, nos dias 12 e 13 de novembro, a Casa de Gastronomia Fartura abre suas portas para receber o público com entrada gratuita, com a Mercearia Fartura, uma feira de produtores com produtos de charcutaria, fermentados, azeites, queijos, cafés e muito mais.

As Cozinhas ao Vivo, sempre um show à parte, nas quais o público acompanha o preparo do início ao fim, têm como convidados os chefs Cristóvão Laruça, dos restaurantes Caravela, Turi, Capitão Leitão e Beco; André Paganini, das casas Parrilla Paganini; Henrique Gilberto, da Cozinha Tupis; Jaime Solaris, do novíssimo Pirex, entre outros.

A Temporada Fartura é apresentada pelo Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais e Fartura Gastronomia, executado por meio das Leis Federal de Incentivo à Cultura e Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A realização é da Arte Projeto, Governo de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo. Apoio Institucional do Ministério das Relações Exteriores.

O Fartura Belo Horizonte e Nova Lima tem patrocínio da Claro, Gasmig e Usiminas. Apoio da Cedro, Movida e Verdemar, além do Apoio Institucional do Ministério das Relações Exteriores. Parceria Cultural e Educacional do Sesc e Senac em Minas. A realização também é da Salum Promoções. Em Nova Lima, o Fartura conta ainda com o apoio da Prefeitura de Nova Lima e realização da Abrasel.

Sobre a Temporada Fartura

Enquanto Belo Horizonte e Nova Lima recebem chefs internacionais e eventos de rua; Lisboa é a cidade da quarta edição do projeto em Portugal, com uma oportunidade única de falar da gastronomia brasileira; em BrasíliaFlorianópolis Belém, um chef local recebe um convidado de outro estado para jantares e almoços especiais e há, ainda, um roteiro gastronômico com pratos exclusivos em restaurantes das cidades. Em São Paulo, produtores premiados e chefs renomados de todos os estados brasileiros se reúnem com o público no Jockey Club; e em Fortaleza o Fartura encerra a temporada com gostinho de Nordeste pela sexta vez, no novo espaço da cidade, Estação das Artes. Os eventos têm curadoria de Carolina Daher, jornalista gastronômica de Minas Gerais e Morena Leite, chef do Instituto Capim Santo, de São Paulo.

“Com a realização da Temporada Fartura, vamos mostrar a variedade da nossa culinária e a gastronomia como uma verdadeira potência econômica, que reúne desde simples cozinheiros a grandes chefs em conjunto com produtores rurais, indústrias de alimento e comércio. A gastronomia é um grande patrimônio cultural e econômico brasileiro e é também a nossa causa, a nossa essência”, explica Rodrigo Ferraz, diretor do Fartura Gastronomia.

A forma de apresentar esse propósito, essa causa, é conectando a cadeia alimentar desde a sua origem, por meio das Expedições Fartura – viagens gastronômicas que rendem conteúdo, livros e filmes – até os pratos servidos para o público nos festivais em todas as regiões do Brasil e no exterior.

A Temporada Fartura – que acontece em seis capitais brasileiras, uma cidade do interior e uma capital europeia, em pouco mais de 20 dias – finaliza um grande ano para o projeto Fartura, que consolida-se como a maior plataforma de gastronomia do Brasil.

Em 2022 já foram realizadas Expedições Gastronômicas, além de festivais em Brumadinho (Inhotim), Tiradentes, Serro (MG) e Conceição do Mato Dentro (MG), somando 12 cidades em todas as regiões brasileiras e Portugal. Ao todo, serão mais de 200 chefs e 100 produtores participantes e a expectativa é que o público chegue a quase 100 mil pessoas.

SERVIÇO

FESTIVAL FARTURA GASTRONOMIA – BELO HORIZONTE

Casa de Gastronomia Fartura (Rua Ria de janeiro, 20176 – Lourdes)

8 de novembro – Ação social Fartura de Amor

9 de novembro – 20h

Jantar com chef Patrick Terrien (Le Cordon Bleu – França)

RESERVAS:(31) 99758-5307

10 de novembro, 20h

Jantar com chef Rodrigo Castelo (Ó Balcão – Portugal)

RESERVAS:(31) 99758-5307

11 de novembro, 20h

Jantar com chef: Nieves Barragan (Sabor – Londres)

RESERVAS:(31) 99758-5307

12 de novembro, das 10h às 22h

13 de novembro, das 10h às 20h

Cozinhas ao vivo, Espaço Conhecimento e Interativo, Mercearia Fartura e shows musicais.

Entrada gratuita. Sujeito à lotação.

FESTIVAL FARTURA NOVA LIMA

Bravo Catering (Rua Elko, 67, Jardim Canadá – Nova Lima)

10 de novembro, 20h

Jantar com chef: Skye Gyngell (Spring – Inglaterra)

Data: 11 de novembro, 20h30

Jantar com chef: Chris Leach (Manteca – Inglaterra)

RESERVAS: (31) 99758-5307


Mais informações:

farturabrasil.com.br

Intagram.com/farturabrasil

SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – GASTRONOMIA DO BRASIL

A Plataforma Fartura tem a gastronomia como uma causa. O seu propósito é promover a transformação social e o desenvolvimento econômico, por meio de oportunidades para os integrantes dessa cadeia e compartilhamento de conhecimento gastronômico.

O projeto tem o objetivo de mapear o caminho do ingrediente, da sua origem até o prato, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência/festivais – criando conexões entre os integrantes dessa cadeia.

Na prática, a Plataforma Fartura consiste em:

Expedições Fartura: viagens de pesquisa que já percorreram mais de 90 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram 276 cidades visitadas e cerca de 650 fontes entrevistadas.

 Conteúdo gastronômico: o conhecimento é disponibilizado no site e redes sociais, premiados vídeos e livros, programas de rádio e em projetos customizados.

Festivais Fartura: a celebração do projeto são os festivais, nos quais há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Os eventos acontecem em todas as regiões do Brasil e em Portugal, totalizando onze cidades: Belém, Brasília, Florianópolis, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Tiradentes, Brumadinho (Inhotim), Conceição do Mato Dentro, Serro e Lisboa. Com mais de uma década de atuação, os Festivais Fartura reuniram mais de 900 mil pessoas. Em nossas plataformas digitais, já alcançamos mais de 22 milhões de usuários.