Institutos meteorológicos indicam que mês começará com temperaturas baixas e incomuns para época, aquecendo o turismo no tradicional destino de inverno

Um dos mais tradicionais destinos de inverno do Brasil, Monte Verde se prepara para receber os turistas com um frio que será recorde para novembro. Os institutos meteorológicos indicam que a primeira semana do mês no distrito do município de Camanducaia (MG) terá temperaturas baixas e incomuns para essa época do ano.
 

Enquanto se prepara para abrigar o Natal nas Montanhas, organizado pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) e com a sua programação aberta no dia 3 de dezembro, o distrito terá o seu turismo aquecido já a partir do feriado de Finados, nesta quarta-feira (2/11), para quando a previsão do The Weather Channel indica a mínima de 3ºC e a máxima de apenas 8ºC.
 

O frio já chega neste final de semana, se intensificando durante os próximos dias. Na terça-feira (1º/11), a previsão de mínima de 4ºC e máxima de 10ºC. Para completar, a previsão informa que ocorrerão mínimas de 2 graus na quinta, 4 graus na sexta e 5 graus no sábado e no domingo. A máxima na próxima semana não deve ultrapassar 17ºC.
 

“Se confirmada a previsão, será o maior frio em Monte Verde para um mês de novembro. Há 23 anos eu monitoro as medições climáticas aqui no distrito e desde então a menor temperatura já registrada em novembro foi em 2007, com 4,5ºC. Depois disso, as temperaturas mais baixas para este mesmo mês foram as de 5ºC em 2011 e de 5,4ºC em 2012”, ressalta Nelson Pacheco, conhecido como o Senhor do Tempo.
 

A chegada de novembro com temperaturas baixas é comemorada por Rebecca Wagner, presidente da MOVE, que exalta a tradição do distrito mineiro como um dos principais destinos de inverno do Brasil. “Esse frio intenso que está previsto para este início de mês é um atrativo a mais para os turistas que virão para Monte Verde neste feriado do Dia de Finados e que também poderão curtir ao longo de toda a semana esse clima que estamos acostumados a ver desta forma em outras épocas do ano, como no inverno, quando o distrito recebe milhares de visitantes”, lembra Rebecca.
 

Natal nas Montanhas

Além do frio, o Natal também atrai grande público para Monte Verde. Neste ano, a temporada terá início no dia 3 de dezembro, com programação até o dia 8 de janeiro. O tema é “Natal cultural nas montanhas 2022: contando histórias”. Realizado pela MOVE e pela Prefeitura de Camanducaia, o evento contará com decoração temática, além de várias opções de eventos culturais gratuitos e show de luzes, que deixarão as ruas, casas e chalés iluminados. Em 2021, o Natal nas Montanhas recebeu mais de 270 mil turistas.

Mais informações sobre o Natal nas Montanhas de Monte Verde podem ser encontradas no hotsite do evento.
 

.