No próximo sábado (22), médicos veterinários do UniBH farão exame de toque nos pets de graça

Você sabia que cães e gatos também podem desenvolver câncer de mama? Assim como nos humanos, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Neste domingo, das 9h às 14 horas, alunos e professores do curso de medicina veterinária do UniBH promovem mais uma edição do Outubro Rosa Pet.

Com o apoio do Grupo de Estudo em Oncologia (UNIONCO) do UniBH, os tutores dos bichinhos poderão levar seu pet (cadela e gata) para um exame clínico completo no Complexo Médico Veterinário do centro universitário, que fica na Rua Líbero Leone, 259, bairro Buritis, Belo Horizonte.

Sinais de alerta

O câncer de mama em animais pode ser causado por questões genéticas, hormonais ou pelo uso exagerado de medicamentos. De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária essa doença atinge cerca de 45% das fêmeas caninas e 30% das fêmeas felinas, cerca de 5% dos tumores são considerados malignos. Ainda segundo Conselho, 20% dos diagnósticos são tardios, o que, consequentemente, dificulta o tratamento.

Alterações físicas na região das mamas do animal como secreção e/ou odor desagradável, vermelhidão ou inchaço são potenciais sinais para o tutor marcar uma consulta do pet ao veterinário. Vale ressaltar que a castração nas fêmeas ajuda a reduzir o risco de apresentar tumor. 

SERVIÇO:

Outubro Rosa Pet – UniBH

Data: 22 de outubro (sábado)

Horário: 9h-14h

Endereço: Complexo Médico Veterinário UniBH – Rua Líbero Leone, 259, bairro Buritis, Belo Horizonte.