Tecnologias aeroportuárias, segurança, logística e mobilidade ganham performance inédita com operações otimizadas e integradas ao 5G e à sustentabilidade, gerando menor custo e maior eficiência operacional

Um aeroporto verde, instalado estrategicamente no coração do país, a uma hora de voo para 70% do PIB nacional e um verdadeiro hub de conexões para 50 destinos brasileiros, fundamentado em dois pilares intrínsecos: a inovação e a sustentabilidade. Esse é o perfil do terminal que está consolidando o conceito smart airport no Brasil com o pioneirismo da tecnologia 5G, para além da velocidade de banda de celular. O foco da transformação em aeroporto inteligente é a conectividade com a fluidez na experiência do passageiro, alta performance operacional, segurança, garantia de eficiência e confiabilidade.  

A iniciativa inédita no Brasil, viabilizada pela sinergia com empresas e entidades âncoras de relevância nacional, em busca da inovação colaborativa, direciona a criação do projeto do primeiro Centro de Inovação do país, que deverá entrar em operação no aeroporto em 2023.  “Temos uma mini cidade instalada no nosso terminal, com uma gama de serviços como estacionamento, lojas, logística de carga, segurança e estação de tratamento de esgoto, onde transitam cerca de 40 mil pessoas por dia”, revela o CEO da BH Airport, Kleber Meira. “Para se ter uma ideia da importância desse indicativo, dos 853 municípios de Minas Gerais, 89% deles têm menos de 40 mil habitantes”, esclarece.  

“Nosso objetivo é consolidar o conceito de smart airport conectado ao ambiente smart city, desenvolvendo o aeroporto do futuro, com mobilidade e segurança”, reforça Kleber Meira. Nesse cenário, o terminal mineiro protagoniza o papel de piloto de testes, abrindo espaço para se configurar como um grande campo de prova, em um ecossistema propício à inovação, conectando empresas, startups e universidades ao aeroporto, que configura como pano de fundo para esse ambiente ao se apresentar como uma mini cidade”, acrescenta.  

Centro de Inovação será abrigado no segundo pavimento do aeroporto. Nesse potencial laboratório tecnológico, a inovação deixa de ser um diferencial para se tornar ferramenta estratégica, com foco na melhoria da performance do aeroporto e da jornada do passageiro, com consequente redução de custos. O fio condutor da transformação e consolidação do conceito smart airport no terminal mineiro é o 5G, que irá permitir a aplicação de diversos recursos de inovação tecnológica e inteligência artificial, através dos mais avançados equipamentos e sensores.

O aeroporto inteligente irá aprimorar a experiência do passageiro, assegurando operações otimizadas durante o embarque e desembarque, com inovações como a substituição do raio-x por um túnel inteligente, antecipação de check-in, despacho de bagagem de autoatendimento, biometria, além das melhorias no escaneamento e no rastreio, que poderão reduzir o risco de extravios de bagagens. A expectativa é que o acesso ao portão tenha auto embarque, sem necessidade de intervenção humana, garantindo mais agilidade e segurança. Além dos benefícios para a logística, mobilidade e segurança, a tecnologia de inovação irá fortalecer o perfil sustentável do aeroporto, com aplicação em eficiência energética de dispositivos como painéis, sistemas de iluminação e de água, possibilitar ainda medir, em tempo real, a qualidade do ar e a climatização, por exemplo.   

Todas essas novidades foram apresentadas no evento Inovação em Pauta, que contou com a participação de âncoras com acentuado perfil inovador nos mais diversos segmentos, amparados pelos setores automotivo e aeronáutico, Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações, além dos centros globais de Pesquisa e Desenvolvimento, como Embraer, Cadence e Hexagon. Parcerias de peso, como Sebrae-MG, FCJ Venture Builder, Puc-Minas, Fundação Dom Cabral, Ericsson, Vivo, Stellantis, Raizen e Accenture figuram com relevância nessa iniciativa em busca da inovação colaborativa.