O evento vai relembrar detalhes da vida do poeta, abordar sua produção literária e apresentar peças do acervo do Memorial Carlos Drummond de Andrade

No mês em que é celebrado os 120 anos de Carlos Drummond de Andrade e também o Dia Nacional da Poesia, a Casa Fiat de Cultura abordará a vida e a obra do poeta mineiro em edição especial do Encontros com o Patrimônio, que terá como tema “120 anos de Carlos Drummond de Andrade”.

Para esta edição do evento, a historiadora e educadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, Ana Carolina Ministério, participará de um bate-papo com Solange Alvarenga, coordenadora do Memorial Carlos Drummond de Andrade, em Itabira/MG, que irá apresentar peças do acervo, projetos e as ações educativas que guardam a memória de Drummond em sua terra natal. O evento será online, transmitido pelo canal da Casa Fiat de Cultura no YouTube, no dia 23 de outubro, das 11h às 12h30, com inscrição gratuita pela Sympla: bit.ly/120AnosDrummond.

Considerado um dos maiores autores da literatura brasileira, a produção literária de Drummond integra a segunda fase do modernismo brasileiro. Durante o Encontros com o Patrimônio, Ana Carolina Ministério apresentará uma breve biografia sobre o autor, focando, sobretudo, no período em que ele esteve na capital mineira, entre 1920 e 1934.

Filho de proprietários rurais, Carlos de Paula e Julieta Augusta, Drummond nasceu em Itabira/MG, mas 14 anos mais tarde foi estudar em Belo Horizonte. “Foi no Colégio Arnaldo, em BH, que ele se tornou amigo de Pedro Nava e Fernando Sabino, que faziam parte da intelectualidade da cidade. No antigo Grande Hotel, hoje Edifício Maletta, em 1924, ele conheceu os integrantes da famosa caravana paulista, como Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Tarsila do Amaral”, relembra a historiadora.

Drummond graduou-se em Farmácia e nunca exerceu a profissão, mas atuou em diversos jornais como colaborador, cronista, editor. Em 1928, publicou na Revista de Antropofagia, de São Paulo, o poema No meio do caminho, “que logo chamou atenção da crítica pelas inovações linguísticas”, ressalta Ana Carolina. Seu primeiro livro, Alguma Poesia, foi publicado em 1930, trazendo o Poema de Sete Faces – que se tornou um dos mais conhecidos –, Infância, Cidadezinha Qualquer, entre outros textos. Nos anos seguintes, publicou diversas obras fundamentais em verso e prosa, que o tornaram eternizado e admirado por seus leitores. “Drummond inovou no estilo, com versos livres, sem a métrica rígida dos poetas parnasianos. Além disso, abordou temas do próprio cotidiano, questões filosóficas, questionamentos da existência humana e reflexões políticas e sociais”, pontua.

Inaugurado em 1998, o Memorial Carlos Drummond de Andrade tem o projeto arquitetônico original assinado por Oscar Niemeyer, um grande amigo do poeta. Durante o bate-papo, Solange Alvarenga vai compartilhar com o público detalhes do acervo bibliográfico do Memorial Carlos Drummond de Andrade, que conta com as primeiras edições de exemplares importantes da obra do autor, inclusive em língua estrangeira, além de correspondências trocadas entre o escritor e sua filha, Maria Julieta, bem como fotos, documentos e dedicatórias.

Para Solange, na poesia de Drummond está a alma brasileira. “Preservar a memória deste poeta, cronista, jornalista, contista é preservar a memória da história do nosso país. Ele sempre falou sobre memória em suas obras, como em Resíduo e em De tudo um pouco, e escreveu sobre suas lembranças das cidades mineiras, em Confissões de Minas, Passeios na Ilha e Vila de Utopia. Pela riqueza humana e pelo alcance universal de sua poesia: Drummond é o poeta do passado e do presente”, completa.

O Encontros com o Patrimônio “120 anos de Carlos Drummond de Andrade” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat, do Banco Safra e da Usiminas, e co-patrocínio do Grupo Colorado. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Programa Amigos da Casa, da Brose do Brasil e do Instituto Usiminas.

Solange Alvarenga

Solange é licenciada em Letras pela Faculdade de Ciências Humanas de Itabira (FACHI) e funcionária pública efetiva da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, atuando na área de Atividades Culturais há mais de 25 anos. Alvarenga é Coordenadora de Projetos de Divulgação da obra Drummondiana e desenvolve, desde 1987, ações de proteção ao patrimônio cultural de Itabira. Além disso, participa dos Festivais de Inverno de Itabira desde sua criação e das edições do Encontro de Museus – Casa Literários de São Paulo, representando o Memorial CDA.

Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 60 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 16 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 3,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 580 mil participaram de suas atividades educativas.

SERVIÇO

Encontros com Patrimônio online
“120 anos de Carlos Drummond de Andrade”
Convidada: Solange Alvarenga, coordenadora do Memorial Carlos Drummond de Andrade
23 de outubro de 2022, das 11h às 12h30, pelo canal da Casa Fiat de Cultura no YouTube
Evento gratuito, com inscrição pela Sympla: 
bit.ly/120AnosDrummond