Além da exibição de longas que passaram por outras edições do evento, o Telecine confirma a chegada de seis títulos nacionais que são destaques neste ano, entre eles Carvão, O Pastor e o Guerrilheiro e Pérola

Um dos eventos de cinema mais tradicionais do país, o Festival do Rio ocupa até domingo, dia 16 de outubro, salas de cinema e outros espaços culturais do Rio de Janeiro. E o Telecine, marca especialista em cinema, preparou uma programação dedicada no Cult, repleta de produções variadas e renomadas que passaram por edições anteriores do festival. Com personagens fortes, são as mulheres que invadem o canal para a segunda noite da maratona, destaque nesta quinta, dia 13, a partir das 19h45.

Protagonistas de Retrato de uma Jovem em Chamas, Marianne (Noémie Merlant) e Héloïse (Adèle Haenel) abrem a seleção de filmaços. A obra da premiada cineasta francesa Céline Sciamma ganhou a Queer Palm e o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes, além das indicações à Palma de Ouro, em Cannes, e ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. Na sequência, às 22h, tem Quo Vadis, Aida?, longa da Bósnia-Herzegovina indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Já Nós Duas, de Filippo Meneghetti, fecha a programação às 23h55, com a história das vizinhas Nina (Barbara Sukowa) e Madeleine (Martine Chevallier), que escondem seu amor profundo por muitas décadas, mas suas vidas têm uma reviravolta quando o relacionamento vem à tona.

Para os cinéfilos que não veem a hora de curtir algumas das novidades desta edição do Festival do Rio nas telas do Telecine, que tal esse spoiler? Carvão, longa de estreia da premiada curta-metragista Carolina Markowicz, chega em breve ao acervo. Destaque no Festival Internacional de Cinema de Toronto e uma das produções selecionadas para representar o Brasil no Oscar, na categoria Melhor Filme Internacional, a obra reúne Maeve Jinkings, César Bordón, Rômulo Braga e Camila Márdila. Estão previstos para chegar ao Telecine também: O Clube dos Anjos, de Angelo Defanti; Paterno, de Marcelo Lordello; Derrapada, de Pedro Amorim; O Pastor e o Guerrilheiro, de José Eduardo Belmonte; e Pérola, de Murilo Benício.

Serviço:

Especial Festival do Rio no Telecine Cult

Dia 13 de outubro, quinta, a partir das 19h45

19h45 – Retrato de uma Jovem em Chamas

22h00 – Quo Vadis, Aida?

23h55 – Nós Duas

Sobre o Festival do Rio

O Festival do Rio é o maior da América Latina. Desde sua criação, já foram exibidos 7 mil longas, incluindo obras recém-premiadas em Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros. Formador de público mas também de mão de obra, o Festival do Rio capacitou milhares de profissionais. Anualmente o evento reúne, além de filmes exibidos nos mais importantes festivais mundiais, diversas mostras temáticas e sessões populares. Distribuídos em diferentes mostras, incluindo a competitiva Première Brasil, os filmes nacionais compõem parte fundamental do festival, que é a maior vitrine da produção brasileira.

O Festival do Rio tem apresentação e patrocínio master da Shell Brasil – Lei Federal de Incentivo à Cultura – e da Prefeitura do Rio de Janeiro – por meio da RioFilme, órgão que integra a SEGOVI (Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública). Também conta com o apoio da FUNARJ. O Festival do Rio é uma realização da Cinema do Rio.