Faseh e Associação de Catadores desenvolvem protótipo de coleta seletiva em Vespasiano

I

Alunos dos cursos de Engenharia Civil e de Produção da Faseh – integrante do Ecossistema Ânima, junto à Associação de Catadores de Vespasiano e do Instituto de Referência em Resíduos (IRR), desenvolveram um protótipo que auxilia no processo de coleta seletiva na cidade de Vespasiano. Segundo o professor responsável, a princípio, o projeto será testado quanto a sua aplicabilidade e segurança, e, caso necessário, será adaptado para melhor atender as demandas da Associação de Catadores de Vespasiano.

Projeto de Coleta Seletiva

           A iniciativa que busca aplicar conceitos de engenharia para proporcionar desenvolvimento sustentável com melhoria da qualidade de vida foi desenvolvida em quatro fases. A primeira, foi uma análise da realidade dos catadores de Vespasiano, em que os professores e alunos interagiram com a Associação de Catadores para identificar as necessidades e o processo de trabalho.

 Em seguida, foi pensada a parte de desenvolvimento do protótipo. A partir dessa interação, teve início o processo de concepção do protótipo e seu aperfeiçoamento. O terceiro momento, foi o planejamento operacional para a construção do protótipo, finalizado com a última fase de montagem.

Contribuição para a comunidade

Para o engenheiro civil e professor da Faseh, Cláudio Cançado, a comunidade se beneficiará porque o projeto pretende melhorar as condições de trabalho dos catadores de materiais recicláveis. “Acreditamos que o protótipo permitirá que os profissionais tenham mais qualidade ao desempenhar suas atividades, e, ao mesmo tempo, certamente, aumentar sua produtividade. Outro ganho é o aumento da coleta seletiva e a diminuição de resíduos sólidos recicláveis que eram descartados sem o seu reaproveitamento”, afirma.

O material recolhido será destinado ao processo de reciclagem respeitando as fases que compõem esse processo, como identificação dos resíduos, separação, descontaminação, fornecimento e design do reciclado. “Todo material será encaminhado para a reciclagem, não ocasionando a perda de nenhum material nobre. Pretendemos auxiliar no cumprimento desta tarefa, auxiliando os catadores a incorporá-los cada vez mais na cadeia produtiva e proporcionar melhoria na conservação do meio ambiente e na qualidade de vida de toda a população”, completa.

Parcerias

Esse projeto só foi possível devido à parceria com a Associação de Catadores de Vespasiano, o Instituto de Referência em Resíduos (IRR) e os professores e alunos das engenharias da FASEH. Segundo os envolvidos, a crença de que é possível transformar vidas por meio da sustentabilidade, educação e empreendedorismo foi o pilar para conclusão desse protótipo.