Com a recente suspensão das medidas restritivas contra a Covid-19, apoiada em um cenário epidemiológico mais favorável, o setor de turismo ganha mais um fôlego. A edição de setembro do Data Stories, conteúdo temático mensal da Kantar IBOPE Media – divisão da multinacional Kantar especializada em pesquisa de mídia -, mostra que 72% dos consumidores brasileiros querem viajar e conhecer lugares novos, 62% pensam em ir ao exterior e 59% acreditam que férias de verdade devem incluir uma viagem.

Outro dado aponta que os destinos nacionais continuam em alta: são os escolhidos por 77% dos respondentes com intenção de viajar, enquanto os internacionais por 23%.

O renascimento do turismo impacta também a publicidade. A compra de mídia por parte do setor de entretenimento, que abrange cultura, lazer, esporte e turismo, foi de R$ 1,4 bilhão no primeiro semestre de 2022, um aumento de 73% em comparação ao mesmo período do ano passado.

O crescimento foi impulsionado especialmente pela categoria de eventos sociais e culturais, cujo investimento na compra de espaços publicitários foi 406% maior do que em 2021. A categoria de viagens, a maior do setor, também cresceu cerca de 70%.