Alternativa de mobilidade, carro compartilhado chega a retirar outros 13 veículos das ruas, segundo pesquisa

A Semana da Mobilidade Urbana traz à tona a necessidade de um comportamento diferenciado em relação ao carro. A semana faz referência ao Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro) que tem como objetivo reduzir as emissões de poluentes nas vias e também chama atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.

No entanto, substituir o carro por uma bicicleta ou mesmo o transporte público nem sempre é tarefa fácil nas grandes cidades. Uma alternativa que já é tendência fora do país e vem ganhando espaço no Brasil é o compartilhamento de carros, conhecido por carsharing.

A cultura do compartilhamento começa a estabelecer no país um novo conceito e novas possibilidades de utilização de um veículo. Em Minas Gerais, a primeira e única empresa a oferecer o serviço de carsharing é a locadora UseCar, empresa do Grupo Carbel que também mantém 15 concessionárias de nove grandes marcas e ainda uma revendedora de carros seminovos com 15 lojas: a Carbig.com.

Sustentabilidade

No mundo, mais de 5 milhões de pessoas compartilham veículos. De acordo com estudos realizados na Califórnia, um carro compartilhado chega a tirar das ruas cerca de 13 carros. “Essa tem sido uma opção das novas gerações. Usufruir de um bem sem ter a posse pode garantir um mundo mais simples, sustentável, econômico e ainda sem a preocupação de ter de lidar com impostos e taxas de um carro próprio”, comenta Marco Antônio Ferreira, sócio-fundador e CEO da UseCar Carsharing.

Segundo Ferreira, a UseCar tem como objetivo proporcionar o deslocamento de maneira eficaz e sustentável. “Queremos democratizar o acesso à modalidade eficiente, austera e segura, independente do perfil ou necessidade, quer seja para levar os filhos na escola, fazer um supermercado ou mesmo uma viagem longa”. E acrescenta. “Esse é um mercado que ainda tem muito para crescer. As pessoas estão descobrindo que usar um carro compartilhado, além de ser mais barato, seguro e prático, é também um vetor de preservação ambiental”.

Como funciona

A UseCar trabalha atualmente com estações fixas de carros compartilhados em condomínios residenciais. Ou seja, o morador retira o carro onde mora e devolve para o mesmo local. A empresa está presente em mais de 180 condomínios espalhados em Belo Horizonte e Região Metropolitana e outras cidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná. O serviço também pode ser utilizado por condomínios comerciais e hotéis.

O serviço é simples, prático e totalmente digital. Através de um aplicativo, o usuário pode agendar sua viagem, abrir e fechar o veículo. Ele tem a opção de comprar horas avulsas para atender compromissos pontuais, fazer uma assinatura de pacotes mensais padronizados ou mesmo personalizar um pacote de acordo com a sua necessidade de utilização. Além da praticidade, o serviço custa barato ao consumidor, chegando a ficar mais em conta do que plataformas como Uber ou mesmo transporte público.

Praticidade

O vendedor Alan Mercês, de 26 anos, encontrou no carro compartilhado uma boa alternativa de mobilidade urbana. Ele é morador do condomínio Ville Lisboa, em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que tem o serviço de carsharing disponível aos condôminos.

O vendedor que é solteiro e mora sozinho é só elogios para o serviço. “É muito mais prático, flexível e econômico. Eu trabalho em home office e preciso de um carro apenas para fazer compras ou mesmo para passear aos finais de semana. Eu já fiz as contas e sai muito mais em conta utilizar o carsharing”, comenta.

Alan faz parte de uma geração que tem cada vez mais buscado outras opções de utilização de um carro e que é antenada com a tecnologia. “Não vejo a posse de um carro como uma prioridade. Para o que preciso o carro compartilhado compensa muito mais. Eu uso pouco e muitas vezes o veículo fica parado. A gente tem que dar valor a outras coisas”, ensina. Alan assinou um pacote mensal de 60 horas e por vezes compra mais algumas horas adicionais.

Para Mitchell Santos Moreira, o carro compartilhado foi a saída que ele e a esposa encontraram para gastar menos e fazer viagens ou compras. Apesar de ter moto em casa, um carro fazia falta para alguns momentos em família. “É muito prático. Já aluguei por diversas vezes e até para viajar durante cinco dias e ficou muito mais barato do que um aluguel convencional. Estou sempre indo para o sítio e viajar de carro é bem melhor do que de moto”, conta.  Mitchell reside no Condomínio Macapá, em Contagem, outro residencial que também oferece o serviço de carsharing da UseCar.

Crescimento

Com mais de R$ 8 milhões investidos no serviço de carsharing, a UseCar aposta no crescimento da demanda no país. A empresa dobrou a frota e cresceu 400% no ano passado.

“Temos grande potencial para crescer no Brasil. É um serviço ainda muito novo por aqui, mas já consolidado em outros países e com grande aceitação do público”, conta Marco Antônio Ferreira.

Segundo Ferreira, a empresa também tem oferecido carsharing direto para construtoras se diferenciarem no mercado. “Hoje temos parcerias com empresas como a Luggo, MRV, Precon, Cyrela, Tenda, Novolar e Patrimar. Uma das coisas mais caras na construção é a vaga de garagem e se um condomínio oferecer o carro compartilhado não precisa de tantas vagas”.