O Dia do Cliente é celebrado desde 2003 e tem como objetivo principal movimentar o comércio em setembro, uma vez que o mês não tem datas comemorativas. Segundo dados de uma sondagem feita com associados da ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) que representam mais de 40.000 lojistas associados, a expectativa é de um aumento de 10% nas vendas sobre o ano passado.

O varejo vem experimentando uma recuperação acelerada, e de acordo com o último levantamento do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) em julho, as vendas cresceram 0,7%, em agosto, já descontada a inflação em comparação com igual mês de 2021. Já em termos nominais, o indicador apresentou alta de 15,3%. 

E-commerce 

Vale lembrar que diante da mudança de comportamento do consumidor, principalmente depois da pandemia de COVID-19, o dia do cliente também será esperado no e-commerce. Segundo a entidade, como a data é focada na valorização do cliente, muitas lojas e marcas devem oferecer um agrado aos clientes, além de benefícios, descontos e condições especiais de pagamento. A intenção é fortalecer programas de relacionamento e fidelidade, uso de aplicativos e outras ações que geram maior proximidade entre o consumidor e o varejista.

Segundo os varejistas da ALSHOP, o Dia do Cliente terá especialmente mais produtos de vestuário. São esperadas promoções nas roupas de inverno que seguem no Sul e Sudeste, bem como calçados e acessórios. 

“A expectativa dos associados é que a data atraia os consumidores para os centros de compra e possa ainda impulsionar o comércio, pensando também no Dia das Crianças que inicia oficialmente a melhor temporada de vendas do comércio”, comenta, Luis Augusto Ildefonso, diretor institucional da ALSHOP. 

Mesmo com o poder de compra reduzido, diante da inflação que segue alta e do crédito reduzido e com taxas elevadas, a estimativa dos lojistas associados da ALSHOP é de que tíquete médio seja em torno de R$150,00 nesta data. Diferente de outras ações de venda, o foco deve ser o presente próprio diferente de datas como o dia das mães, dos pais e o dia das crianças.

“Observamos que com o passar dos meses o varejo está caminhando para um patamar melhor e se superando a cada data comemorativa, e isso alivia e muito o lojista. A expectativa de todos, é chegar no final de 2022 alcançando ou até chegar perto da marca de 2019, antes da pandemia”, finaliza, Ildefonso.