Após quatro anos, a marca já possui 74 unidades

Em 2018, um grupo de amigos se uniu em busca de um sonho, abrir um negócio focado em produtos para organização de escritório, rotinas escolares, planejamento e produtividade. Assim, nascia o primeiro quiosque da Magnólia Papelaria, em Brasília.

Após três meses, o sonho se tornou maior e os fundadores queriam expandir. De acordo com Igor Brun Vendas, diretor comercial da Magnólia, a marca foi desenvolvida para ser franquia. “É muito comum que as franquias surjam de acordo com o sucesso do empreendimento, mas nosso plano, desde o começo, era tornar a nossa marca uma franquia”, explica o sócio. Para isso, os empresários procuraram a Y Consultoria, especializada em auxiliar empresas a se tornarem franqueadoras e referência, em Brasília.

Para realizar a expansão, foi desenvolvido um escopo completo de formatação, definindo o modelo de crescimento, a criação dos manuais e os instrumentos jurídicos para concretizar os padrões a serem seguidos e dar mais segurança aos investidores. “É sempre importante definir todos os detalhes de uma franqueadora, para que ela tenha seu know-how documentado e consiga transmitir tudo o que precisa para seus franqueados. Só assim, é possível concretizar o sucesso da marca em cada unidade”, enfatiza Eduardo Santinoni, sócio fundador da Y Consultoria.

Igor explica que a consultoria foi indicação de um amigo que já conhecia o trabalho da empresa. “A Y Consultoria foi fundamental na estratégia de implantação e crescimento da Magnólia. Foram muitas reuniões até a definição do melhor caminho para o nosso negócio”, completa.

Após quatro anos, a franquia já possui 74 quiosques espalhados pelo Brasil, sendo 30 deles em São Paulo. A expectativa é que, até o final de 2022, a marca chegue a 110 unidades e esteja presente em todos os estados brasileiros.

A maioria dos quiosques estão em shoppings. Todos são padronizados e feitos sob medida, de acordo com o espaço disponível. O atendimento segue um padrão em todas as unidades e os franqueados recebem treinamentos de vitrine que os orientam a organizar e expor os produtos da melhor forma.

A consultoria é ideal para que o sucesso da primeira unidade seja transmitido para todas as outras, que serão tocadas por novos empresários. Dar o suporte necessário é obrigação da marca franqueadora e é por meio da consultoria que essa função é desenvolvida. A Y Consultoria sabe da importância dessa etapa e caminha lado a lado com o cliente para que o plano seja colocado em prática e que a consultoria saia do papel”, completa Eduardo. “Sem essa consultoria não teríamos chegado a esse ponto na mesma velocidade e com essa eficiência”, finaliza Igor.