Cirurgias coordenadas pela equipe de profissionais da Fundação São Francisco Xavier foram realizadas pelo SUS

O Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), em Itabira (MG), administrado pela Fundação São Francisco Xavier, realizou, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Itabira, de 26 a 28 de agosto, o I Mutirão de Cirurgias Ginecológicas. Foram mais de 50 procedimentos no total, sendo todos pelo SUS. A iniciativa foi coordenada pela equipe do cirurgião Maurício Bechara Noviello e Admário Silva Santos Filho, em parceria com o time de colaboradores do Centro Cirúrgico e Centro de Materiais Especiais (CME) da unidade.  

Entre as cirurgias realizadas estavam procedimentos de histeroscopias(cirurgia que permite identificar e tratar eventuais alterações existentes dentro do útero, como pólipos, miomas, sangramentos uterinos e alterações anatômicas); histerectomia (remoção do útero, que também pode incluir a retirada das trompas e do ovário); miomectomias (remoção de um mioma uterino, em que o útero permanece preservado), ooforectomias (procedimento de remoção de um ou dos ovários), salpingotripsias bilaterais (termo técnico para ligadura tubária, ou seja, quando é retirada apenas um pedaço da tuba uterina), entre outras.

A dona de casa Maria de Fátima Gomes, de 65 anos, é uma das mulheres atendidas pelo mutirão. Moradora do bairro Água Fresca, em Itabira, ela descobriu uma alteração no útero há cerca de quatro anos e precisava realizar uma histeroscopia. “Comecei a ter sangramentos, fiz vários exames e devido à pandemia tudo ficou mais difícil. Estava tudo pronto para ir até Belo Horizonte realizar a cirurgia. Foi muito bom poder fazer esse procedimento em minha cidade sem ter que viajar. Graças a Deus a cirurgia foi realizada com sucesso. Estou muito bem”, conta.

A coordenadora do Hospital Municipal Carlos Chagas, Luciana Soares Costa, enalteceu a iniciativa dos profissionais. “Foi muito importante a participação de todos da equipe, que não mediram esforços. Estamos orgulhosos em poder ajudar essas mulheres a realizar procedimentos tão importantes para saúde ginecológica. Muitas esperam anos por essa oportunidade. O que oferecemos foi tecnologia e comodidade para essas pacientes”, comemora.  

A supervisora do Centro Cirúrgico do HMCC, Karina Eulália de Carvalho Souza, ressalta que a expectativa era alta para esse mutirão, principalmente pela importância dessas cirurgias para essas mulheres. “Deu tudo certo! Agradeço a todos os demais setores que contribuíram para a realização dessa iniciativa”.