Programação terá cerca de 250 atrações gratuitas e conta também com parceria com Festivais que agitam a cena cultural de BH

Um reencontro com a cidade é a proposta da Virada Cultural de 2022, primeiro grande festival cultural presencial realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte desde o início da pandemia, que vai ocupar as ruas do centro da capital, nos dias 3 e 4 de setembro, em parceria com o Instituto Periférico. Com mais de 250 atrações na programação, a população é convidada a experimentar e redescobrir ambientes e vivenciar novas formas de ocupação do espaço urbano.  A programação é bastante plural, extensa e diversa e reúne música, teatro, intervenções urbanas e performances, entre outras expressões artísticas. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. Em breve será divulgada a programação completa.


Com o tema É Virada & Misturada, a gente junto é mais Feliz, a edição 2022 da Virada Cultural de Belo Horizonte acontecerá nas ruas da capital mineira, com atividades totalmente gratuitas, no Parque Municipal, Praça da Estação, Viaduto Santa Tereza, Avenida dos Andradas, Rua Guaicurus, Aarão Reis e Praça Sete. E tem novidade: para essa edição, houve um aumento de cerca de 30% das atrações artísticas que acontecem nos trajetos entre os palcos, ampliando, assim, a experiência com a cidade e com o outro. Somam-se a essas ações, os mais recentes movimentos de ocupação do espaço urbano – festivais de mappings, pintura de empenas, luzes e festas em locais improváveis da cidade.

Para a Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, a Virada Culturalexpressa o compromisso da Prefeitura com a cultura, os artistas e o público da cidade. ¨Após os grandes desafios enfrentados pelo setor cultural nos últimos dois anos com a pandemia, a arte volta às ruas e aos palcos, movimentando as energias criativas, a alegria e fortalecendo ainda mais a retomada da economia da cultura, fazendo girar diversas cadeias produtivas ligadas ao comércio, aos transportes, restaurantes e bares. A arte e a cultura se reencontram com a cidade e seus espaços públicos emblemáticos com a possibilidade de vivenciar uma multiplicidade de atrações durante 24 horas¨, celebra Eliane Parreiras.

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, ressalta a importância da Virada Cultural para a cidade. “Acreditamos que essa edição da Virada Cultural tem tudo para ser mais um passo importante no fortalecimento da cultura em Belo Horizonte. A seleção das atrações e o aumento das atividades nos percursos entre os palcos, certamente deixarão a cidade mais lúdica e acessível, além de garantir o sucesso desse que é um evento dos mais relevantes para Belo Horizonte¨, comemora Luciana Féres. 

ALGUMAS ATRAÇÕES

OCUPAÇÃO DA ESTAÇÃO

A Praça da Estação é um marco no histórico da Virada Cultural e, reinventar e ampliar a sua ocupação, é um desafio desta edição. Como uma grande vitrine de movimentos culturais e comportamentais da cidade, a Virada Cultural 2022 convidou os agentes que já promovem essa ocupação no local: a “Praia da Estação” ganhará mobiliário de praia e redes de descanso; a obra “As Serpentes”, do artista Jaider Eisbel, e o coletivo “Homem Gaiola 1MPAR” com mapping, laser e projeção estarão no prédio do Museu de Artes e Ofícios, que completa 100 anos em 2022. Esportes urbanos, futebol de sabão, totó humano, bike anjo e outras intervenções complementam as atividades no espaço. E as atrações não param por aí, o público ainda vai contar com as principais festas da cidade: Masterplano, Eleganza, Transa! e @bsurda.

BELO HORIZONTE-MG 21.07.2019 INSTITUTO PERIFÉRICO – Chama o Síndico convida Fernanda Abreu Lançamento do disco “Um Dia Eu Chego Lá” – Foto: Leo Lara/Virada Cultural

PARQUE MUNICIPAL

O coletivo “Duas ideias” criou anéis de LED e letreiros luminosos com frases emblemáticas para as árvores e jardins, criando uma instalação onírica. E o público poderá vivenciar intensamente essa instalação ao acompanhar a programação de 2 palcos que serão montados, um em frente ao Teatro Francisco Nunes e outro no gramado, próximo ao Palácio das Artes, que terão atividades durante as 24 horas.

AÇÕES DE PERCURSO

No perímetro entre os palcos da Virada 2022, esportes urbanos, artes visuais, intervenções, instalações, performances e mobiliários vão transformar o centro em um grande espaço de convivência. O projeto “Librário” oferece uma oficina de Libras e uma intervenção de lambe-lambes com mensagens informativas e conteúdo inclusivo. Já “Ao pé do ouvido” é uma caminhada audiodescritiva com profissionais acompanhando portadores de deficiência visual pela programação da Virada e pelos espaços do centro.

INTERVENÇÕES E OUTRAS LINGUAGENS

O tradicional “Mundialito de Rolimã” continua na Av. Assis Chateaubriand, mas, desta vez, acompanhado da “Corrida Maluca”, um campeonato alegórico de rolimãs. O projeto “Cine Quintal” propõe 10 horas de programação de cinema tendo a arte e a cultura como foco, com os documentários “Duelo de MCs”, “Encontro de Pajés”, “Filme de Rua”, entre outros. “As ruas falam” leva projeções de Silvi Clapp, a partir do registro de arte urbana pela cidade. O grupo Viela dispõe balanços em plena avenida dos Andradas, embaixo do Viaduto de Santa Tereza. Enquanto a instalação interativa “Prisma”, no túnel do metrô, é composta por sombras, cores e sons gerados pelo movimento das pessoas.

PARCERIAS

A programação da Virada Cultural 2022 tem parceria com festivais que vêm enriquecendo a cena cultural de BH. O “Dia da Amazônia” leva shows de música e dança; o “Festival Azeda” tem apresentações de rap, música instrumental e MPB; o “Festival Sonora” conta com shows locais e nacionais; o “BH Stone”, marca presença com o rock; o “Festival Fora de Cena” tem rock e funk; o “Verbo Gentileza” agrega à programação shows, DJs, feira de agronegócios, ações formativas e audiovisual; e o “Festival de Dança de Salão Contemporânea” promove bailes-espetáculos.

COMPOSIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO

Para compor a programação da Virada Cultural 2022, a Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Periférico, abriu inscrições para artistas individuais, grupos e coletivos e recebeu 1.357 propostas. A grade final contará com cerca de 100 selecionados, além de uma programação associada que, juntos, somam em torno de 250 atrações. A programação completa da Virada Cultural 2022 será divulgada em breve.

Mais informações:

Virada Cultural 2022

3 de setembro, às 19h, até 4 de setembro às 19h.

https://www.instagram.com/viradaculturalbh/

http://portalbelohorizonte.com.br/virada