Através do novo projeto UseAmar, a locadora UseCar abraça o Projeto Ponte do Bem da Associação Luminus que coleta alimentos onde sobra e leva onde falta, evitando o desperdício de alimentos.

“Amar é uma decisão. Amamos quando nos sacrificamos por algo ou por alguém, quando renunciamos a nossa vontade em favor de algo maior, quando servimos a alguém ou a uma causa, doamos e compartilhamos o que temos. Enfim, quando decidimos agir em favor de algo”, define Marco Antônio Ferreira, responsável pela vertical de carsharing (carro compartilhado que pode ser alugado por hora) da locadora UseCar. Com o propósito de fazer o bem e mudar a realidade das pessoas que necessitam, a locadora mineira, que faz parte do Carbel Auto Group, um dos maiores grupos empresariais do país, acaba de lançar o projeto socioambiental UseAmar.

Por meio do projeto UseAmar, a UseCar pretende apoiar diferentes causas, como o combate à fome, fomento à educação, inclusão social, geração de empregos, entre outros desafios sociais. O primeiro passo em direção ao impacto social da locadora é uma ação que visa combater a fome e o desperdício, e por isso, ela se uniu ao projeto Ponte do Bem da Associação Luminus.

“Estamos muito satisfeitos em fazer parte dessa semente do bem. O país precisa da solidariedade de quem possa ajudar no combate a esse grande problema social que é a fome. Vejo como uma obrigação de cidadão, de líder empresarial, contribuir para um mundo melhor”, diz o diretor-geral da UseCar, Bruno Linhares.

A realidade da fome no país

Maior problema social do Brasil, a fome segue marcando tristemente o país e tem avançado ainda mais nos últimos anos. Segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PENSSAN), mais de 152 milhões de brasileiros vivem com algum grau de insegurança alimentar e mais de 33 milhões em situação de insegurança alimentar grave, ou seja, sem ter o que colocar no prato.

No lado oposto dessa situação, o Brasil é um dos países do mundo onde mais se perdem alimentos. De acordo com um levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), o país desperdiça 27 milhões de toneladas de alimentos por ano. A estimativa é de que a maior parte desse desperdício, cerca de 80% seja do manuseio, transporte e centrais de abastecimento.

Doação

“Você consegue estudar, trabalhar ou se concentrar em algo quando está com fome? Fome é uma das primeiras necessidades do ser humano e não podemos aceitar que nos dias de hoje ainda existam pessoas que vivam com algum nível de insegurança alimentar e, pior, próximo a nós”, afirma Ferreira.

Para combater essa situação de insegurança alimentar, a UseCar está apoiando o projeto Ponte do Bem, da Associação Luminus, contribuindo com 50 pratos de comida a cada contrato de locação, seja carro por assinatura, terceirização de frota ou rent a car, além de outros 5 pratos a cada reserva de carsharing (carro compartilhado que é reservado por hora).

A Luminus e o projeto Ponte do Bem

A Luminus é uma associação sem fins lucrativos, fundada por gente comum e empresas que se uniram para fazer o bem. Criada em 2018, surgiu de um sonho em comum e profundo desejo de transformar a realidade ajudando a quem precisa. O maior projeto da associação é a Ponte do Bem, um processo de logística de Segurança Alimentar, baseada na distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. “É um projeto socioambiental, que cumpre o lado social de reduzir a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos e também ajuda o meio ambiente, reduzindo o desperdício de alimentos que eram jogados fora”, afirma Rodrigo Araújo, Diretor Operacional da Associação Luminus.

Diariamente, a equipe do projeto Ponte do Bem busca alimentos que sobram em parceiros cadastrados como hortifrutigranjeiros, supermercados, padarias, produtores rurais e distribuidores de alimentos. Com um veículo próprio, a equipe faz a retirada da doação e entrega para entidades sociais que atendem a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Desde sua instituição em fevereiro de 2019, o projeto Ponte do Bem já distribuiu mais de 419 toneladas de alimentos e atendeu 22 projetos de cinco municípios, impactando 6 mil pessoas e complementando mais de 2 milhões de refeições. Atualmente são 12 instituições em Belo Horizonte que vivem dessa ajuda. 

Ajuda a quem precisa

Um dos beneficiados pelo projeto Ponte do Bem é a Associação Cruz de Malta, que atua junto a comunidades carentes do Morro das Pedras e região, acolhendo e prestando assistência às crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade. Atualmente são 475 pessoas que passam pela Associação nos seus programas destinados a pessoas que têm de 5 a 95 anos de idade. Mais de 4.700 refeições são oferecidas por mês no local.

“Aqui servimos café da manhã, almoço e lanche. Para muitas pessoas essa é uma refeição complementar que ela não poderia ter em casa. Quando essa ajuda chega é algo muito importante para nós. Recebemos esses alimentos processados três vezes por semana”, explica a coordenadora administrativa da casa, Elizabeth Assis. E complementa. Nossos olhos brilham quando o alimento chega e ter mais uma empresa no projeto é sinal de que teremos mais boas ações sendo feitas”, contou a coordenadora durante visita da UseCar e da Luminus à Cruz de Malta, no último dia 21 de julho.