Para incentivar a produção mineira e promover a sua valorização, Sistema FAEMG marca presença na 31ª ExpoCachaça, maior vitrine mundial da cadeia produtiva

Pinga, cana, água que passarinho não bebe, aguardente. São muitas as denominações que tentam traduzir o sabor único da cachaça, uma das bebidas mais tradicionais do Brasil e patrimônio cultural dos mineiros. O destilado tem papel fundamental na economia do estado, considerado o maior produtor nacional. Entre os estabelecimentos registrados até 2020, cerca de 41,6% estão em Minas Gerais. Como forma de enaltecer as peculiaridades da produção mineira e promover a sua valorização, o Sistema FAEMG marca presença na 31ª ExpoCachaça, maior vitrine mundial da cadeia produtiva.

Entre os dias 4 e 7 de agosto, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, produtores e consumidores poderão conhecer as novidades e as tendências da produção da bebida, e usufruir dos produtos oferecidos no Empório Senar. “O Sistema FAEMG é parceiro da ExpoCachaça há vários anos, pois acredita na relevância do evento que reúne toda a cadeia produtiva, fomenta negócios e funciona como uma vitrine em prol da promoção, divulgação e desenvolvimento do setor”, ressalta o presidente do Sistema FAEMG, Antônio de Salvo.

A importância da cachaça mineira é percebida, também, na geração de empregos e divisas. Segundo dados do Comexstat (2022), Minas Gerais ampliou suas exportações no período de janeiro a junho de 2022 em 70%, se comparado com o mesmo período de 2021, saindo de 79,6 mil litros para 135,3 mil litros. “Estamos muito satisfeitos em marcar presença nesta feira que nasceu em Minas Gerais, ganhou importância mundial e contribuiu para elevar o produto ao status de destilado nobre”, conclui Salvo.

Sobre a ExpoCachaça

O evento será realizado em conjunto com a 15ª Brasilbier, unindo duas cadeias produtivas de bebidas artesanais: cachaça e cervejas artesanais. Segundo os organizadores, a ExpoCachaça deve movimentar entre R$ 15 milhões e R$ 20 milhões em negócios durante e no pós-feira, contar com a participação de 20 estados produtores e cerca de 160 expositores.  Além da cachaça de alambique e das cervejas artesanais, estarão presentes produtores de queijos, vinhos, azeites, doces e outros.

Serviço

De 4 a 7 de agosto

Local: Serraria Souza Pinto, Belo Horizonte

Informações em https://www.expocachaca.com.br/