Promovido pela Belotur, o projeto BH em Peso, reunirá prática esportiva milenar, turismo e cultura.

A Belotur promoverá o encontro entre esporte, turismo e cultura com o 1º simpósio internacional de levantamento de pesos, realizado pelo “Projeto BH Em Peso”, que ocorrerá entre os dias 27 e 29 de julho. Idealizado pelo atleta, treinador e professor Rafael Almeida, mestre e doutor em Ciências do Esporte, e especialista em levantamento de pesos pelo Comitê Olímpico Brasileiro, o evento é destinado a quem deseja se capacitar em uma das modalidades esportivas mais antigas do mundo, presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos e bastante utilizada para preparação física e promoção da qualidade de vida.

Os interessados terão a oportunidade de aprender com referências na área: Fernando Reis (@rreisfernando), multicampeão e recordista dos jogos Pan Americanos e sua equipe F. Reis Weightlifting (@f.reis_weightlifting); Maxim Agapitov (@agapitovmaxim), presidente da Federação Russa de Levantamento de Pesos; e o próprio professor Rafael Almeida (@rsvalmeida), gestor do único centro de treinamento especializado na modalidade em Belo Horizonte (@lpofit) e único especialista em Levantamento de Pesos (LPO) certificado pelo Comitê Olímpico Brasileiro em Belo Horizonte.

Segundo o idealizador do encontro, serão três dias de qualificação na categoria de alto rendimento para elevar Belo Horizonte à cidade do esporte, visando integrar o calendário de eventos internacionais do Levantamento de Pesos. “Além da parte esportiva, preparamos uma programação cultural com as apresentações da Coaduna Cia de Dança (@ciacoaduna), do músico Gustavo Andrade (@gustavoablues), do pianista Leo Laporte (@leonardo.laporte) e da cantora e bailarina Dani Guimarães. O encontro também contará com os sabores do chef Romeu Neves (@romeueneves, @cafecomdanca), visitas guiadas e almoços em pontos turísticos e tradicionais da cidade”, detalha Rafael Almeida.

As aulas do Projeto BH em Peso vão acontecer no auditório da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, localizado na avenida Pres. Antônio Carlos, 6.627, campus Pampulha, e no Estádio do Mineirão, localizado na avenida Antônio Abrahão Caran, 1.001, São José. As vagas são limitadas e haverá transmissão ao vivo do curso para quem não puder estar presente.

Prática esportiva milenar pode ser feita por crianças e idosos e reduz risco de lesões

O Levantamento de Pesos (LPO) é um esporte olímpico praticado há milênios e é uma importante ferramenta de preparação física de atletas de alto rendimento de outras modalidades, como judô, ginástica olímpica e futebol. Considerada uma das atividades físicas mais democráticas, não exige altura, peso, idade ou qualquer outra condição especial para iniciar a prática.

“Na China, algumas crianças começam a treinar a partir dos seis anos. No meu Centro de Treinamento de Levantamento de Pesos LPOFit, tenho alunos de nove anos e idosos com mais de 70 anos. Ao contrário do que se imagina, esse é um dos esportes que apresentam menor índice de lesão, 0,0017 para cada 100 horas de prática, comparado ao futebol, em que as chances de se machucar são 350 vezes mais altas. É uma terapêutica importante para tratar certas lesões na coluna, no quadril e nos joelhos. Além disso, o aumento da força, ocasionado pelo treinamento, pode reduzir em mais de 50% a possibilidade de ocorrência de lesões em outras situações, além de aumentar a densidade óssea, fator importante para evitar fraturas e quedas em idosos”, esclarece Rafael Almeida.

O LPO consiste em duas provas, o arranco e o arremesso, mas para quem vai começar na modalidade, os exercícios iniciais são feitos com o próprio corpo e elásticos, até progredir para o levantamento de pesos. “Três aulas semanais com duração de uma hora são suficientes para obter excelentes resultados com qualidade de vida: gasto calórico aumentado, melhora cardiovascular, aumento de força, massa muscular e densidade óssea – por isso é bastante indicado para mulheres na menopausa”, aponta Almeida.  

Os benefícios são, inclusive, comprovados cientificamente. Um estudo da Universidade Estadual de Iowa (Estados Unidos), publicado na revista Medicine and Science in Sports and Exercise, constatou que levantar peso por menos de uma hora por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou de derrame cerebral em até 70%.

Projeto social une modalidade olímpica, saúde e educação

Destinado a todos os grupos etários, como relatado, o levantamento de pesos (LPO) é um esporte capaz de fazer a diferença na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica. Prova disso é o projeto idealizado pelo Professor Rafael Almeida, denominado “Levantando Sonhos”, que impacta jovens de 09 a 16 anos das comunidades do Morro do Papagaio, Acaba-Mundo e entornos da zona sul de Belo Horizonte por meio da promoção social, profissional, da saúde e da educação.

Realizado no Centro de Treinamento LPOFit (CTLPOFit), através da Associação Ciência e Esporte (ACE), o programa social é gerenciado pelo Professor Rafael Almeida e conduzido pela treinadora Nelise Antunes, professora de Educação Física e especialista em treinamento esportivo pela UFMG. “Levantando Sonhos abre novas perspectivas em todos os âmbitos da vida de crianças e adolescentes de baixa renda. Representa uma oportunidade de carreira na qual o futuro atleta poderá usufruir de diversos benefícios, como participação em eventos internacionais, premiações, bolsas atleta (estadual, nacional e internacional) e de estudos, além de incentivos públicos e privados. Tão importante quanto, o projeto contribui para a melhora da saúde física e mental dos participantes, o que reflete na autoestima e nas relações interpessoais”, descreve a professora.

Nelise Antunes acrescenta que a modalidade LPO, que desenvolve força, flexibilidade, condicionamento cardiorrespiratório e coordenação, também atua na melhoria de aspectos cognitivos e na qualidade do sono. “Incentivamos os alunos a participarem das nossas reuniões científicas para que sejam parte ativa do processo de formação e estejam conscientes da importância de todas as etapas. A partir do momento em que o jovem está integrado e comprometido, é convidado a participar de competições conforme o seu rendimento”, informa.

Desde sua criação, em outubro de 2020, 20 jovens passaram pelo “Levantando Sonhos”, e por dois anos consecutivos a equipe foi eleita a melhor do Campeonato Estadual de Levantamento de Pesos, além da conquista de duas medalhas de ouro no Campeonato Nacional e sete medalhas na competição estadual. “Dois dos nossos esportistas são medalhistas nacionais e foram contemplados pelo programa bolsa atleta. No CTLPOFit nossos jovens têm, ainda, a oportunidade de estar em contato com atletas experientes que participaram de competições internacionais”, ressalva Nelise.

Todo o trabalho é realizado de forma voluntária, com colaboração dos professores e alunos do CT LPOFit, que contribuem, sempre que necessário, para viabilizar as ações da melhor maneira possível.

Atualmente, participam do projeto sete alunos com idade entre 13 e 16 anos.

Para que possa ampliar sua área de atuação e número de pessoas atendidas, o projeto está em busca de apoio institucional.

Serviço – Projeto BH Em Peso

Data: 27 a 29 de julho

Inscrições, valores e mais informações: [email protected] | 31 99184.1300 | instagram.com/bhempeso

Programação:

27/07 (quarta-feira)

19h: cerimônia de abertura

19h30: Apresentação temática de Belo Horizonte

20h: Vivência gastronômica no Jardim de Minas

21h30: Show com Gustavo Andrade, Dani Guimarães e Leo Laporte

28/07 (quinta-feira)

9h às 11h: Workshop com o atleta Fernando Reis e sua equipe

11h: visita guiada pelos pontos turísticos

12h: Vivência gastronômica no Centro Gastronômico Vila Rica

14h às 18h: Workshop BH em Peso

18h30: Vivência gastronômica no Maria das Trancas

29/07 (sexta-feira)

9h às 12h: Workshop com Fernando Reis e Rafael Almeida

12h30: Vivência gastronômica com o chef Romeu Neves no Espaço Café com Dança

14h30 às 18h: Workshop com Rafael Almeida

18h30: Apresentação do espetáculo “Rascunho”, da Coaduna Cia de Dança, do diretor artístico Dadyer Aguillera

19h: Cerimônia de encerramento com o pianista Leo Laporte