No ano em que o Programa completa 15 anos, 135 empresas de Minas Gerais que participaram do Programa Despoluir no ano de 2021 foram homenageadas na semana passada em Belo Horizonte

A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (FETRAM) e o Programa DESPOLUIR reuniu na noite de 23 de junho, empresários, gestores e colaboradores, para a solenidade de entrega do Prêmio FETRAM de Qualidade do AR 2021, suspensa à época, devido ao enfrentamento da pandemia pela Covid-19.

Foram homenageadas 135 empresas que participaram ativamente do Programa DESPOLUIR no ano de 2021, que mesmo com a pandemia, não deixaram de realizar as aferições em suas garagens, sempre respeitando todos os protocolos de segurança e proteção de seus colaboradores.

Segundo o presidente da FETRAM, Rubens Lessa, desde a sua criação em 1987 já foram realizadas em Minas Gerais mais de 231 mil aferições em 3.648 visitas às garagens das empresas. 

“Ao longo destes 15 anos do Programa DESPOLUIR, a FETRAM vem coordenando o programa no Estado para o setor de passageiros, zelando por um atendimento de excelência e de especial atenção aos transportadores participantes”, destacou, Lessa.

Programa Despoluir 15 anos

Comemorando 15 anos de criação neste ano, o Programa Ambiental do Transporte Despoluir (Despoluir) é uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte (CNT), do Serviço Social do Transporte – SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT. Em Minas Gerais, o Despoluir é coordenado, no setor de passageiros, pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (FETRAM).

O programa foi criado com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida dos profissionais e das empresas. Ações do programa, proporcionam para as empresas redução de custos, com aumento da eficiência operacional e qualidade de vida e saúde para os trabalhadores do transporte.

Uma das ações do Despoluir de maior destaque é a Avaliação Veicular Ambiental nas garagens das empresas. Com o propósito de melhorar a qualidade do ar, cuidar da saúde dos trabalhadores e estimular o uso racional de combustíveis.

“Essa linha de ação já atendeu cerca de 55 mil transportadores e realizou mais de 3,6​ milhões de avaliações veiculares em todo o Brasil. Ações além de contribuírem para um desenvolvimento sustentável, contribuem para a redução de custos de empresas com a adoção de procedimentos mais limpos e econômicos”, explica o presidente da FETRAM, Rubens Lessa.

Segundo Lessa, com o Despoluir, os profissionais do transporte assumem seu papel na construção de um mundo ambientalmente melhor e mais equilibrado.

“O setor de transporte é uma atividade estratégica no progresso e desenvolvimento social do Brasil. e dentro dele, o transporte de passageiros exerce um papel importante na integração nacional.

No momento em que o mundo discute saídas para aliar crescimento econômico com sustentabilidade, é natural que os olhares se voltem para o setor de transporte, que é um grande consumidor de combustíveis fósseis – responsável, portanto, por uma boa parte do aquecimento global.

Não dá mais para falar em transporte sem tratar da adoção de programas que reduzam a emissão de gás carbônico. E aqui no brasil estamos fazendo a nossa parte, construindo um modelo capaz de aliar crescimento e sustentabilidade O programa despoluir é um ótimo exemplo disso. Defender e cuidar do meio ambiente hoje, se tornou um dever de todos, um legado da nossa para as futuras gerações”, concluiu Lessa.