O primeiro show da turnê acontece no dia 2 de julho, em Sabará, com entrada franca

Experimentar, ousar, surpreender e nunca caber dentro de uma só caixinha são características que marcam tanto a trajetória da banda mineira Pato Fu quanto a proposta que guia a Orquestra Ouro Preto. Se três décadas atrás Fernanda Takai, John Ulhoa e Ricardo Koctus chamavam a atenção de todo o país pela qualidade e irreverência com o lançamento de seu primeiro álbum, agora chegou a vez de unir forças com a versatilidade e a excelência da OOP para criar o show “Rotorquestra de Liquidificafu”, projeto que celebra os 30 anos de uma das mais relevantes carreiras do pop rock nacional.

A comemoração com o público se dará com uma série de concertos patrocinados pela AngloGold Ashanti, começando por Sabará, no dia 2 de julho, às 20h30, na Praça da Matriz, com entrada franca. Em seguida, o projeto segue com apresentações em mais cinco cidades mineiras e com passagens planejadas, ainda em 2022, por São Paulo e Rio de Janeiro. 

“Rotorquestra de Liquidificafu” é uma volta ao tempo, que aponta para o futuro. O nome do projeto se refere à primeira música do disco debutante do grupo, “Rotomusic de Liquidificapum”, espécie de cartão de visitas que já sintetizava toda a amplitude de referências e sonoridades presentes na obra do Pato Fu. Uma multiplicidade que, ao mesmo tempo, tornou única a contribuição do grupo mineiro à cena musical brasileira.

“Pato Fu tem tudo junto: mistura de gêneros, experimentalismo, a pegada do rock, o senso de humor refinado. Um trabalho que tem personalidade, assinatura. E o que nos conecta é esse sentimento de estar sempre testando novas opções. Vejo a Orquestra muito nesse caminho de, além do repertório tradicional, além da versatilidade, tem esse “modus operandi” de buscar o diferente, trazendo novos sons, misturando o novo e o antigo. Tudo isso estava no Rotomusic e também estará na Rotorquestra”, explica o maestro Rodrigo Toffolo.

Todo o espetáculo foi elaborado em parceria, desde a escolha de repertório até as revisões dos arranjos, tendo a participação do grupo em todos os detalhes da criação e concepção. “Acredito que selecionamos as canções mais importantes da carreira em termos de popularidade, mas também outras que representam bem as várias faces da banda, algumas menos normais, mas, nem por isso, menos interessantes. A gente gosta do contraste, e a Orquestra acreditou muito em nossas escolhas. Mas vocês precisam saber que partiu do maestro a ideia de tocar Rotomusic de Liquidificapum inteira. Achei incrível”, adianta Fernanda Takai, vocalista do Pato Fu.

O grupo mineiro possui 13 discos e 5 DVDs lançados. Atualmente é composto por Fernanda Takai (voz), John Ulhoa (guitarra), Ricardo Koctus (baixo), Xande Tamietti (bateria), que retorna à cozinha, e Richard Neves (teclados). A banda coleciona diversos hits ao longo desses 30 anos e o repertório busca contemplar grandes momentos dessa trajetória.

Esta é a segunda parceria de Fernanda com a Orquestra Ouro Preto, que se uniram no concerto “O Tom da Takai”. Mas, para os outros integrantes do grupo, esse encontro tem uma aura de novidade. “Para mim vai ser aquela ‘primeira vez’. Nunca toquei com orquestra, a não ser pequenas participações. Estou empolgado, toda a preparação de ensaios e arranjos já se mostra diferente de tudo que fizemos”, afirma John Ulhoa.

Para a AngloGold Ashanti, patrocinadora da turnê e parceira de longa data da Orquestra Ouro Preto, a série de concertos é uma grande oportunidade de inspirar e presentear todas as cidades por onde os shows forem apresentados. “Acreditamos que a música é elemento fundamental da nossa expressão artística e cultural. O orgulho este ano é ainda maior ao proporcionar uma série inédita de espetáculos reunindo dois expoentes da música mineira: a Orquestra Ouro Preto e a banda Pato Fu, em seu aniversário de 30 anos”, afirma Othon Maia, gerente sênior de Comunicação e Relações Institucionais da empresa.

SERVIÇO

Pato Fu e Orquestra Ouro Preto – Rotorquestra de Liquidificafu – Turnê 30 anos

Data: 2 de julho de 2022

Local: Praça da Matriz – Sabará

Horário: 20h30

Ingressos: Entrada franca

Informações:  www.orquestraouropreto.com.br