No ano em que completaria 75 anos, os Correios lançam, nesta segunda-feira (13), a Emissão Postal Especial – Homenagem a Daniel Azulay. Mesmo formado em Direito, Azulay decidiu seguir carreira de artista plástico, quando também atuou como desenhista, escritor, pintor, músico e educador. Além de construir uma ampla e diversificada atuação na imprensa e na TV, também foi autor de livros infantojuvenis e videogames. 

Entre as suas criações mais conhecidas, a de maior sucesso foi a Turma do Lambe-Lambe, personagens formados por um grupo de animais falantes com crianças humanas circenses. Criada em 1975, ficou no ar durante quinze anos consecutivos em duas redes de televisão, Bandeirantes e Educativa. 

Em parceria com os Correios, dirigiu o filme “Uma viagem pelo universo dos Selos”, que foi levado às escolas de todo o Brasil, por vários anos, no contexto do Projeto Filatelia nas Escolas. De forma lúdica e dinâmica, a obra trazia a importância dos selos na formação intelectual de crianças e jovens. Azulay também deixou a sua contribuição para a Filatelia brasileira, como as emissões do Dia do Selo de 1977 e do Natal de 1992.

Por mais de uma década, Daniel Azulay influenciou a geração dos anos 80 como pioneiro na TV, ensinando a fazer brinquedos de sucata, esculturas de bexiga, a desenhar e usar a imaginação com jogos de raciocínio. “Daniel Azulay educava, comunicava e alegrava, com simplicidade e beleza. Criou selos e outras peças filatélicas, como aerograma e cartão-postal, alinhadas com os valores da Filatelia universal”, evidenciou Maria de Lourdes Torres de Almeida Fonseca, membro da Academia de Letras e Música do Brasil, que assina o edital desta emissão especial em homenagem ao artista. 

Sobre o selo – A peça filatélica traz um desenho feito pelo próprio artista, com a sua assinatura e a famosa frase: “Algodão doce pra você!”. Compondo o fundo da arte, há lápis de cor, instrumento bastante utilizado por Azulay em um fundo amarelo e azul. A técnica utilizada foi desenho e computação gráfica.  

Com tiragem inicial de 150 mil exemplares e valor unitário de 1º Porte da Carta (R$ 2,35), o selo estará disponível para venda na loja virtual e, em breve, nas principais agências dos Correios.