Seis municípios mineiros aderiram ao programa no último dia 19

O Famílias Fortes busca proporcionar o bem-estar a partir do fortalecimento de vínculos familiares e do desenvolvimento de habilidades parentais e sociais.

A Secretaria Nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNF/MMFDH) esteve na última quinta-feira (19) em Minas Gerais para disseminar o programa Famílias Fortes em sete municípios. A iniciativa prevê o fortalecimento de vínculos familiares e irá beneficiar mais de 1.130 famílias da região.

Na agenda, a secretária Angela Gandra fez o lançamento da política pública em Mathias Lobato (MG). “Este local nunca tinha recebido o Governo Federal e se sentiu muito prestigiado. Tanto a Prefeitura como a Câmara se comprometeram com uma Secretaria Municipal da Família e uma Frente Parlamentar pela Família. O mesmo ocorreu em Governador Valadares. Com isso, fica evidente que a família une pessoas, poderes, regiões, o Brasil e o mundo”, apontou a titular da SNF.

Em seguida, os municípios de Taparuba (140 famílias beneficiadas), São Pedro de Suaçui (300), Natalândia (300), Itanhomi (70), Itaguará (143) e Minas Novas (60) assinaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que permitirá a implementação do programa nas localidades.

O Famílias Fortes busca proporcionar o bem-estar a partir do fortalecimento de vínculos familiares e do desenvolvimento de habilidades parentais e sociais. A iniciativa consiste em uma metodologia de sete encontros semanais voltados para famílias com filhos entre 10 e 14 anos.  

Metodologia

As atividades do Famílias Fortes ocorrem em dois momentos. No primeiro, os pais e responsáveis se reúnem em uma sala e os filhos de 10 a 14 anos em outra. Os adultos são ensinados a esclarecer as expectativas com base nas normas de desenvolvimento de crianças e adolescentes, a usar práticas disciplinares apropriadas, a gerenciar emoções fortes e a se comunicar de maneira eficaz.

Já os filhos aprendem habilidades para a interação pessoal e social, como ter metas que deem sentido à vida, seguir regras, reconhecer as dificuldades e qualidades dos pais, lidar com a pressão dos amigos, saber identificar modelos positivos e ajudar os outros.

Na segunda hora do encontro, pais e filhos se reúnem numa mesma sala onde praticam as habilidades que aprenderam. Eles trabalham na resolução e comunicação de conflitos e se envolvem em atividades para aumentar a coesão familiar e o envolvimento positivo dos filhos na família.

Para a condução dos encontros, os facilitadores dispõem de um manual com detalhes de todas as atividades e de vídeos que abordam os temas a serem trabalhados com as famílias. O objetivo geral é o bem-estar dos membros da família a partir do fortalecimento de seus vínculos e do desenvolvimento de habilidades parentais e sociais.

Faça adesão ao Programa e implemente o Famílias Fortes em seu município