Inspirado na tendência Dopamine Dressing, plano de styling traz elementos de positividade que remetem a busca pela retomada de prazeres de um período (quase) pós-pandêmico

Estudantes de moda do Centro Universitário Una – instituição que integra o Ecossistema Ânima Educação – tiveram a oportunidade de produzir um editorial completo e inédito com marcas que compareceram na 27ª edição do Minas Trend Primavera/Verão 2023, realizada entre 19 e 21 de abril, no Expominas. A iniciativa faz parte da interação entre indústria e academia, fomentada pela parceria entre Una e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Com conceito inspirado na tendência Dopamine Dressing (moda dopamina), o plano de styling do editorial trouxe elementos criativos e hedonistas, que remetem a positividade e realçam o atual período quase pós-pandêmico. 

“O momento é de busca e retomada de prazeres, e essa foi a principal inspiração para o editorial. Pensamos em trazer uma Primavera/Verão 2023 menos óbvia, conectada com a modernidade das linhas metálicas e do concreto do Expominas. A ideia era trazer imagens poderosas, enfatizando a profusão de cores, combinações inusitadas na forma de um editorial com doses altas de “dopamina” e envolvendo marcas criativas. O resultado foi uma primavera/verão divertida e convidativa”, explica a professora de moda da Una, Gabriela Penna, que assina o material.

A atmosfera energética é real e se fez presente em todas as etapas editorial. No estilo fotográfico, o projeto privilegiou cores mais saturadas, com alto contraste. Já na maquiagem, foram enfatizadas partes do rosto com luminosidade, realçando a personalidade e beleza. As marcas componentes do editorial são conhecidas por peças coloridas, criativas e que representam de forma ímpar o “Dopamine Dressing”: Lázara Design, Leila Bastos, Suzani Bissoli e Roda, que compõem os segmentos de acessórios, calçados e vestuário, respectivamente.

A estudante Yzabella Moreira, que está no último período do curso moda da Una, acredita que ter feito parte da equipe do editorial a aproximou com a indústria fashion, contribuindo para que venha a se formar mais preparada e com uma bagagem de conhecimento que ultrapassa as teorias vistas em sala. “Estar na equipe ao lado de marcas consolidadas é gratificante. Observamos a real importância de valorizar o processo de planejamento e desenvolvimento de conceitos criativos nas etapas que envolvem também áreas do Design e da Fotografia. Foi enriquecedor”, diz.

Fizeram parte da equipe de produção estudantes de Moda, Cinema e Audiovisual da Una. “Muito mais do que aprender é preciso botar a ‘mão na massa’. Com o editorial, os estudantes tiveram a chance de crescer enquanto futuros profissionais, engrandecendo o seu currículo e portfólio, bem como ampliando o network e as conexões através da parceria entre Una e Minas Trend. Esses momentos oferecem oportunidade para vivenciarem o que foi estudado e incentiva os alunos a se desafiaram. As marcas participantes foram essenciais para que essa experiência fosse possível, contribuíram principalmente para a formação do futuro profissional do mercado e para a descoberta de novos talentos”, conclui a coordenadora do Núcleo de Moda da Una, Letícia Dias.