Unidos pelo ideal de transformar o futuro, promovendo acesso à educação como instrumento de formação e cidadania, a Una – instituição da Ânima Educação – e o Instituto Sérgio Sette Câmara, localizado em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, firmaram parceria. Por meio da iniciativa, crianças da rede pública municipal, que integram o projeto Automobilismo Educacional e podem praticar o kart de forma 100 % gratuita, terão a chance de imergir em outras áreas do conhecimento.

“A Una se uniu ao Instituto Sette Câmara por acreditar no mesmo propósito de promover a inclusão social e a acessibilidade. Nossas ações buscam transformar a vida e a realidade das pessoas. A Una entra com a sua ampla gama de formações e conteúdos, gerando oportunidades em diferentes frentes, e o instituo proporcionando o desenvolvimento de habilidades específicas no que tange ao Kart”, explica o diretor da unidade Linha Verde, Bruno Antunes. Segundo ele, é gratificante para a instituição de ensino poder complementar a capacitação dessas crianças e contribuir com a comunidade em um projeto de tamanha relevância.

Embaixador do projeto, o piloto do Sérgio Sette Câmara, que compete no Mundial de Fórmula-E, está muito feliz com as novas portas abertas pela parceria. “Para o Instituto Sérgio Sette Câmara é uma alegria muito grande receber o apoio institucional e a parceria do Grupo Ânima por meio da Una. Em nosso projeto Automobilismo Educacional trazemos as crianças para uma atividade extracurricular que as apresenta a um novo esporte e as ensinamos todos os detalhes que fazem a diferença dentro e fora das pistas. A chegada dos profissionais da Una para ampliarem as experiências das crianças e oferecerem diferentes tipos de competências, certamente, irá ampliar o leque de oportunidades e interesses deles não apenas para esse momento, mas, certamente para o futuro de cada um”, diz.

O projeto Automobilismo Educacional, do Instituto Sérgio Sette Câmara, foi criado em 2021, atende atualmente 40 crianças e adolescentes e conta com recursos captados por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Ele tem como objetivo principal oferecer atividades esportivas gratuitas e apoio educacional como complemento à formação de crianças entre 10 e 14 anos, em situação de vulnerabilidade social, que frequentam escolas públicas de Vespasiano. Na parceria com a Una, as primeiras atividades acontecem nos dias 4 e 25 de maio, e 1 de junho, permeando áreas da psicologia e relações interpessoais, da fisioterapia com avaliação postural e quick massage e da Aviação, com a experiência prática em Pilotagem Profissional de Aeronaves no simulador de voo da Instituição.