A hora é agora para quem tem interesse e pode investir em consórcios. As contratações vêm batendo recordes consecutivos desde 2019. O Sistema de Consórcios, que completa 60 anos neste ano, quebrou o recorde histórico de participantes ativos em dezembro de 2021, com 8 milhões de consorciados e foi 6,0% superior aos 7,63 milhões, outro recorde histórico obtido naquele mesmo mês de 2020.

Em época de tendência de alta dos juros da taxa Selic, estipulada pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) como estratégia para frear a inflação, a modalidade se torna mais atrativa e segura que outras opções de financiamentos, para os consumidores, que desejam adquirir bens como automóveis e imóveis.

Quem tem pegado carona no aquecimento da modalidade é o setor de automóveis e comerciais leves. Em Belo Horizonte algumas concessionárias de veículos estão comemorando as vendas nesta modalidade. É o caso da Banzai Honda e da Carbel Volkswagen, concessionárias do Grupo Carbel.

Na Concessionária Banzai Honda o crescimento foi vertiginoso em 2021 e deverá dobrar em 2022 devido ao aumento das taxas de juros. A empresa é líder por ponto de venda de consórcios da marca Honda Automóveis no Brasil.

O especialista e gerente de vendas da concessionária, Caíque Polastri., destaca como um dos principais diferenciais para a aquisição de um consórcio de automóvel no momento, são que as cotas não têm juros, apesar de possuírem taxa de administração, elas não são afetadas pela alta da Taxa Selic, ficando mais fácil a pessoa se organizar evitando surpresas no orçamento em um cenário de inflação alta como agora.

“A taxa de administração dos consórcios não tem relação com a Selic, diferentemente da compra financiada, o que torna a modalidade atrativa. Cabe destacar que no caso do automóvel, seu valor é geralmente ajustado pela inflação o que torna o bem mais caro, valorizando também o consórcio”, explica Polastri. A expectativa do mercado segundo Relatório Focus é de que a taxa, que hoje está em 10,75%, chegue a pelo menos 12,25% até o fim do ano.  

Outra vantagem do formato, segundo o especialista, é não exigir uma entrada, diferente de outras aquisições com financiamento quando a pessoa precisa comprometer um capital no início. Com os consórcios o processo de adesão é simplificado com o valor do bem totalmente dividido em parcelas.

A Banzai Honda oferece consultoria personalizada, com uma equipe de especialistas pronta para informar todos os detalhes, opções e processos na contratação de um consórcio. Todo mês a empresa direciona dois veículos para os consorciados, um para sorteio e outro para leilão entre todos os participantes. O lance mínimo é de 15% do valor do veículo novo e a pessoa pode dar o seu carro usado como lance, segundo Polastri. 

Na Carbel Volkswagen, o crescimento dos consórcios no ano passado foi significativo e chegou a 15%. Para esse ano, a expectativa é que as vendas por meio de consórcios registrem altas de 20 a 30%. “O mercado está superaquecido. Para quem deseja planejar e realizar a compra do carro de forma programada, esta é uma ótima opção. Muitas vezes o cliente ainda não decidiu o veículo de interesse, então o consórcio se torna muito favorável, já que a escolha do modelo pode ocorrer após a contemplação. Na Carbel oferecemos a melhor opção para cada desejo e necessidade do cliente, os atendimentos são personalizados”, comenta Helton Alves Gomes, gerente de consórcios da Carbel Volkswagen.

Segundo Helton, ainda existem muitas dúvidas e falta de informação sobre consórcios. “Ao conversar com os clientes, percebemos que eles possuem pouca informação sobre esta modalidade, o que acaba criando receio em um investimento a longo prazo”, pontua. 

No entanto, nos últimos tempos, o consumidor está mais atento às várias formas de compra. “Diante de cenário de alta da inflação, pouca reação positiva na redução do desemprego, oscilações do real perante o dólar que, por sua vez, pressionam diretamente em preços finais de combustíveis, alimentos, energia elétrica, entre outros, o Sistema de Consórcios segue em crescimento e no sentido contrário da economia. É um mercado crescente e isso é bom para todo mundo, para as empresas e para os clientes”, analisa.

Na Carbel Volkswagen, o cliente possui dois planos diferentes de consórcio. Uma modalidade com índice de correção de acordo com a montadora e outro plano onde a correção semestral é de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). O cliente Carbel VW pode fazer todo o processo de contrato de um consórcio de forma online e também presencialmente nas lojas com o auxílio de um consultor.