Doar sangue é um ato de amor e pode salvar muitas vidas. Foi com esse sentimento de solidariedade ao próximo, que um grupo de 28 policiais do 14º Batalhão da Polícia Militar de Ipatinga, participou nesta terça-feira, dia 22, de um mutirão de doação de sangue. A ação foi realizada no Hospital Márcio Cunha, administrado pela Fundação São Francisco Xavier, referência para a comunidade local e mais 35 municípios do leste de Minas Gerais. O mutirão acontece em um momento que vários bancos de sangue pelo país sofrem com o baixo estoque devido à pandemia do novo coronavírus.

“A Polícia Militar trabalha em várias questões sociais e não somente no combate à criminalidade. Sempre que somos acionados para uma campanha tão importante como a doação de sangue, por exemplo, fazemos questão de contribuir e ajudar o próximo. Fizemos uma solicitação junto aos nossos policiais e tivemos grande adesão. É muito gratificante para nossa corporação estar aqui hoje, disse o Tenente-Coronel, Warley Geraldo Silva.

“A doação de sangue é essencial para os atendimentos de urgência, as cirurgias complexas, o tratamento de doenças crônicas e ainda para as doenças oncológicas variadas, que precisam de transfusão com frequência. Não há uma substância que possa, em sua totalidade, substituir o tecido sanguíneo. Ele é responsável por enviar os nutrientes e oxigênio para todas as células do corpo, garantindo o bom funcionamento dos órgãos, além de defender nosso organismo contra as infecções. Por isso, é muito importante a doação de sangue. Este gesto salva inúmeras vidas”, reforça a bioquímica da Fundação São Francisco Xavier, Priscila Roque.

Quem pode doar

Todas as pessoas saudáveis entre 16 e 69 anos com peso acima de 50 kg podem doar sangue. Para os menores de 18 anos, é necessária uma autorização dos responsáveis legais. No dia da doação, o doador deve estar descansado e ter se alimentado normalmente. O voluntário deve preencher um questionário informando sobre seu estado de saúde.

O setor de hemoterapia do HMC funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 16h. O agendamento prévio poderá ser realizado pelo telefone 3829-9600 ou pelo WhatsApp (31) 9 9686-1060.