Especialista da concessionária Banzai Honda, Rogério Pedrosa, explica os principais itens que devem ser verificados
Se você é um motorista cuidadoso e pegou estrada com seu automóvel neste início de ano, você deve ter seguido todas as recomendações e realizado todas as manutenções aconselhadas pelo fabricante e técnicos, antes de colocar o carro no trecho. Agora no retorno, é importante também deixá-lo novamente configurado para o dia a dia na cidade. Várias das regulagens que foram alteradas devem voltar aos padrões normais, é o que explica o gerente de pós-venda da concessionária Banzai Honda, Rogério Pedrosa.
Segundo Pedrosa, um dos itens é a calibragem dos pneus. “O carro mais pesado (família + bagagem) e as velocidades mais elevadas na rodovia exigem maior pressão dos pneus. No retorno é importante voltar à calibragem original para o carro rodar mais leve e devagar, sem desgastar irregularmente os pneus. Não se esqueça de que esta redução da pressão – assim como o aumento – deve ser feita com os pneus frios e jamais depois que rodaram alguns quilômetros e já se aqueceram. Pois com a temperatura mais elevada, há um aumento da pressão que pode distorcer a calibragem”, explica Pedrosa.
Outro item são a regulagem dos faróis – Se o modelo não conta com regulagem automática e o motorista não tiver regulado antes da viagem para um maior peso, ele precisa voltar à posição normal. “Sem a família e a carga no porta-malas, a traseira se levanta, a frente se abaixa e os faróis ficam muito baixos, quase iluminando o para-choque dianteiro”.
Pedrosa ressalta que se a viagem foi longa e o carro chegou a rodar alguns milhares de quilômetros, o hodômetro deve ser conferido para verificar se não foi atingida a quilometragem para uma revisão periódica. Ou se não expirou a validade do óleo do motor.
Segundo o especialista, o retorno é o momento ideal para se controlar a geometria de direção. Porque se ela estiver fora do padrão, os pneus (dianteiros, principalmente) vão acusar esta irregularidade pelo desgaste anormal da banda de rodagem.
E se pegou algum buraco na estrada é importante conferir o alinhamento da direção. No caso de ter visitado cidades litorâneas e o veículo ter ficado exposto próximo ao mar, ele deve ser lavado por um profissional para assim evitar a oxidação de algumas peças do carro.
Como podemos observar não é só a prudência em relação a manutenção preventiva, é preciso também fazer as adequações com um “checklist” no retorno da viagem. Empresas como as concessionárias Banzai Honda, contam com infraestrutura para atender até 200 carros por dia e condições de parcelamento sem pesar no bolso, em até 10 vezes sem juros. Caso o veículo tenha mais de 3 anos de uso a concessionária oferece descontos especiais.