Em 2021, empresa apresentou diversas novidades ao mercado nacional

A Dunlop chega ao final de 2021 com muito o que comemorar. Impulsionada pelos investimentos de mais de R$ 1 bilhão anunciados em julho, a empresa fecha o ano com pouco mais de 36 milhões de pneus de passeio e mais de 600 mil pneus de carga produzidos no Brasil, desde 2013.

Só este ano, serão fabricados mais de seis milhões de pneus na planta da empresa localizada na cidade de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná.

No ano em que comemora 10 anos de operação no país, a Sumitomo Rubber do Brasil, detentora da marca Dunlop, apresentou diversas novidades para o mercado nacional.

Em março, a marca lançou seu e-commerce. Com facilidade e segurança, os clientes agora podem adquirir os produtos da empresa no conforto de casa e ainda podem optar por montar os pneus em lojas conveniadas da marca. Moderna e prática, a plataforma oferece diversas funcionalidades, fácil navegação, campo de busca otimizado, ambiente seguro, conteúdo exclusivo para os clientes, além de dicas de manutenção e informações úteis sobre as tecnologias desenvolvidas pela empresa para a fabricação dos produtos. Este lançamento faz parte de uma estratégia multicanal e conta com a integração dos sistemas de venda entre a fábrica e sua rede de distribuidores.

Em julho, foi a vez do anúncio do mega investimento na fábrica paranaense. Com o aporte, a previsão da empresa é mais do que dobrar a capacidade de produção de pneus para veículos de carga, que atualmente está em mil unidades por dia, para mais de 2.2 mil pneus por dia até 2025. Dentro deste período mais de 300 empregos diretos devem ser criados na região.

Já a meta para a produção de pneus para veículos de passeio é aumentar em 28% a capacidade de produção até 2024, ou seja, chegar a 23 mil pneus por dia.

No mês de agosto, a Dunlop apresentou mais um lançamento: o Dunlop GRANDTREK AT5, cujo foco são pick-ups, SUV´s e utilitários que se aventuram em todos os terrenos, sejam eles no asfalto ou na terra. Produzido no Brasil, o novo modelo de pneu possui design inovador e maior performance, e foi desenvolvido para atender aos clientes que usam seus veículos nas mais diferentes condições e após poucos meses após o lançamento, já superou os planos de vendas pré-lançamento.

Ao longo de todo 2021, a Dunlop ampliou, ainda, sua rede de containers pelas rodovias brasileiras chegando ao total de 21. O modelo de negócio oferece produtos da marca para os caminhoneiros que estão em viagem. Instalados em pontos estratégicos das estradas como postos de combustível, os containers facilitam o dia a dia dos profissionais de veículos de carga. O projeto segue crescendo com previsão de mais 12 novos containers até o início de 2022.

A Dunlop vem também expandindo, com sucesso, sua participação no mercado de equipamento original (venda às montadoras). No mercado de veículos leves, em março, iniciou o fornecimento ao Toyota Corolla Cross e, em novembro, o fornecimento ao Honda New City e Fiat Strada. No mercado de veículos comerciais, em janeiro, a Dunlop iniciou o fornecimento para a VW Caminhões e, em maio, o fornecimento para a Iveco Caminhões.

Confiante na economia nacional, a Dunlop também apostou em um novo mercado. Desde setembro, a empresa começou a comercializar pneus para motos no estado de São Paulo. Reconhecida mundialmente nesta categoria, a marca agora oferece os produtos para os consumidores brasileiros.

“Para nós da Dunlop é muito importante olhar para o ano de 2021 e vermos o quanto evoluímos. Bater a marca de mais de 36 milhões de pneus produzidos mostra que estamos no caminho certo, pois nossos clientes seguem buscando conforto, segurança e tecnologia, pilares básicos do nosso trabalho”, diz Rodrigo Alonso, diretor de vendas e marketing da Sumitomo Rubber do Brasil.

Para 2022, a Dunlop segue otimista com o mercado brasileiro e já prepara novas ações para atender melhor ainda os seus clientes e parceiros tanto do segmento de pneus leves como dos pesados, visando a ampliação da produção.