O executivo da Arcelor Mittal, Alexandre Barcelos, foi o agraciado da 36ª edição do prêmio.

·         O presidente do BDMG, Sergio Gusmão e o Assessor Especial do Ministério da Economia, Jorge Luiz Lima, também foram homenageados pelas suas contribuições para a economia e finanças

Tradicionalmente no mês de dezembro, executivos de finanças e empresários mineiros marcam encontro para a esperada cerimônia de entrega do Troféu Equilibrista. Evento considerado um dos mais importantes do segmento de finanças de Minas Gerais, neste ano consagrou o executivo Alexandre Augusto Silva Barcelos, vice-presidente corporativo de Finanças e TI da ArcelorMittal, como o Executivo de Finanças de 2021.

“Estou muito honrado com o prêmio, que considero o Oscar da área financeira que, considerando pela importância e dimensão de nosso estado, um prêmio de alcance nacional. Quando fui informado pelo Conselho do IBEF-MG sobre minha indicação, fiquei extremamente feliz. No mesmo dia, com minha esposa Sandra Barcelos, refletimos o quanto este prêmio coroa minha dedicação ao longo dos meus 32 anos de carreira, relembrando o início no escritório de contabilidade do meu pai, Jésus Barcelos”, destacou Alexandre Barcelos.

Iniciativa do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais (IBEF-MG), o Prêmio Troféu Equilibrista chega a sua 36ª edição, sendo realizado ininterruptamente desde 1986. Novamente neste ano, a solenidade de premiação foi em formato virtual.

A noite ainda homenageou o presidente do BDMG, Sérgio Gusmão e o Assessor Especial do Ministério da Economia, Jorge Luiz Lima, pelas suas contribuições para a economia e finanças no ano de 2021.

Para o presidente do IBEF-MG, Julio Damião, o reconhecimento “O Equilibrista”, premia toda uma carreira de profunda dedicação, sacrifícios, superações e conquistas que envolvem a vida de um profissional da área de finanças.

“O Prêmio equilibrista significa a consolidação dos resultados financeiros, mas também reflete as mudanças na cadeia de valor das empresas para a sociedade, com investimentos sustentáveis, ESG e compliance, criando pilares de longo prazo para a organização. A área financeira está, cada vez mais, sendo responsável pela liderança destas mudanças”, explicou Damião.

Durante a solenidade, o presidente da entidade lançou oficialmente o IBEF-MG Verde – Finanças com responsabilidade para empresas que buscam ser referência na forma sustentável com que gerenciam seus negócios.

Na oportunidade, anunciou também a criação no próximo ano com parcerias com a Deloitte e Diário do Comércio, do ranking da sustentabilidade em Minas Gerais. Além da nova Board Member – certificação IBEF de sustentabilidade

O Equilibrista

O Prêmio Equilibrista destaca empresários e executivos que fazem a diferença no cenário econômico do estado, com desempenho eficiente, inovador, ético e responsável. Ele foi lançado pelo IBEF-MG com o objetivo de reconhecer e homenagear os melhores executivos e empresários do estado, com uma sólida e vitoriosa trajetória profissional que, na gestão de seus empreendimentos, propuseram soluções inovadoras em suas gestões.

Link do evento: https://www.youtube.com/watch?v=G0sFP3aRMh8