Na retomada do turismo pós-pandemia, 82% dos brasileiros pretendem viajar com seus animais de estimação. É o que aponta uma pesquisa do site hoteis.com, realizada este ano. Outro levantamento, da Decode, empresa especializada em análise de dados, mostra que a busca por hotéis pet friendly, aqueles que recebem animais como hóspedes, cresceu 238%.

As medidas voltadas para os animais serão uma das peças-chave para a retomada das atividades turísticas no país, o que inclui adaptações para atender a este crescente público, inclusive nos meios de transporte. Viajar com o pet pode ser uma experiência única e inesquecível, além de ser uma alternativa para os donos que nem sempre querem deixá-los sozinhos em casa ou sob os cuidados de outra pessoa. Por isso, já existem leis específicas para o transporte de pets para viagens rodoviárias, que garantem a segurança dos passageiros e o conforto dos bichinhos.

Veja abaixo as dicas práticas assinadas pelo Grupo JCA, que reúne algumas das principais empresas do setor de transporte rodoviário de passageiros, como as Viações Cometa, 1001 e Catarinense:

Pets permitidos

A regulamentação permite cachorros e gatos dentro dos ônibus de viagem, sendo até dois animais por veículo e um animal por passageiro. Devem ser de pequeno porte e ter no máximo 10kg, além de estarem acomodados em um caixa de transporte, com tamanho até 41cm x 36cm x 33 cm (comprimento, altura e largura), feita de material rígido ou flexível – desde que seja resistente, segura e forrada com tapete higiênico, para evitar vazamentos durante o transporte. Cabe destacar que para viagens dentro do estado de São Paulo o limite de peso máximo é de 8kg. Além disso, é recomendado higienizar a caixa a cada parada.

Poltrona garantida

É possível comprar uma poltrona ao lado para acomodar o seu amigo de pelos. Especialmente para trajetos dentro do estado de São Paulo, esta compra é obrigatória. Caso não esteja em um assento exclusivo, o animal deverá ser acomodado próximo aos pés do dono – e nunca no colo, por questões de segurança. Lembrando que o pet deve ficar dentro da caixa de transporte durante todo o trajeto. Os custos das tarifas variam, mas em casos de cão-guia e animais de acompanhamentos especiais, a isenção da taxa é prevista por lei.

Saúde em dia

Procure sempre um veterinário antes de qualquer viagem de ônibus, pois será preciso apresentar um atestado e o comprovante de vacinação atualizado – para cães e gatos com mais de 90 dias. A validade do atestado varia de acordo com o trecho percorrido, por exemplo: dentro dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o documento é válido por três dias, mas em viagens entre dois estados, a validade é maior, de até 10 dias. Vale sempre consultar quais são as leis sobre o transporte de animais para cada cidade ou estado que for visitar.

Bem-estar em primeiro lugar

Lembre-se que a segurança e o bem-estar do pet devem estar em primeiro lugar, por isso é recomendado que o dono avalie se o bichinho fica estressado durante viagens, se fica confortável na caixa de transporte e como costuma reagir em locais com pessoas estranhas. Um pouco antes de viajar, uma dica é gastar a energia do pet para ajudá-lo a dormir durante o trajeto e, durante a viagem, aproveitar as paradas para levá-lo para fazer as necessidades, oferecer água e esticar as pernas. Se o dono achar necessário, o animal pode ser sedado para a viagem conforme orientação do veterinário.

Muito além das viagens

O Grupo JCA sempre esteve atento ao universo pet e tem um olhar de cuidado com os animais que vai muito além das viagens. A Viação Cometa, uma das empresas do Grupo, é apoiadora do Instituto Luisa Mell, uma das maiores representantes da causa animal no país. A parceria consiste na viabilização do transporte exclusivo e seguro dos cães para os eventos de adoção. A última ação foi realizada no dia 18 de setembro no Mogi Shopping, em São Paulo, depois de quase um ano e meio sem eventos presenciais de adoção. Com a mitigação gradual da pandemia, a expectativa da Grupo JCA é poder contribuir ainda mais com ações de cunho social.