Livro traz ensinamentos valiosos para aprender a cultivar a positividade e desenvolver ações realmente produtivas
O estoicismo diz que é possível prosperar na vida independentemente das circunstâncias e prega o olhar positivo como forma de viver com mais harmonia e significado. Ao aceitar as incertezas dos resultados e focar naquilo que podemos controlar, por exemplo, é possível se desvencilhar de pensamentos que nos causem desconforto ou ansiedade. Assim, a filosofia estoica tem ganhado novamente destaque no mundo moderno, por conta de ensinamentos que nos levam a controlar melhor as emoções e a dispormos de mecanismos para uma vida bem-sucedida. “Para Entender o Estoicismo” (Editora Cultrix) chega ao mercado como um guia prático para compreender os preceitos estoicos e aplicar estratégias e exercícios que nos tornem mais fortes e resilentes.
O autor, Matthew J. Van Natta, é um estoico moderno e criador de um blog Immoderate Stoic e do podcast Good Fortune, ambos sobre o tema. Ele mostra na obra como os ensinamentos dessa corrente filosófica o ajudaram a vencer a ansiedade crônica que o atormentava desde a adolescência. O estoicismo, segundo ele, deu direção aos seus pensamentos. “Ele me ajudou a definir quem eu queria ser e me deu os meios para me tornar essa pessoa. O processo é permanente e recompensador”, diz.
Por meio de pontos práticos – que o autor denomina de “kit de ferramentas” -, o livro apresenta as principais atitudes de um estoico e traz reflexões para enfrentar o dia a dia com mais coragem, sabedoria, moderação e justiça. Dessa maneira, são também pontos que podem nos levar ao autoconhecimento. Alguns dos questionamentos levantados nesta obra são: Quem você vê quando imagina o que tem de melhor?; Que passos você pode dar para se aproximar dessa visão?; entre muitos outros.
Os exercícios práticos presentes na obra passam pelas mais diversas situações, desde questões relacionadas ao trabalho até relacionamentos, guiando o leitor no caminho da positividade e da paz interior. O autor detalha como avaliar suas emoções, premeditar desafios, como se disciplinar para consentimento, como manter o foco no presente e muito mais. Embora, Matthew mostre todos os conceitos e a história do estoicismo, ele afirma que não é preciso conhece-lo a fundo para aplicar todos esses exercícios em sua rotina diária.
Em tempos de pandemia, viver em um cenário de tantas incertezas aflige a grande parcela das pessoas que temem o desconhecido. Como uma espécie de remédio, o estoicismo nos treina em virtudes: esculpe nosso caráter moral com contentamento, resiliência e capacidade de agir de maneira a fazer do mundo um lugar melhor.