A Semana Nacional de Trânsito é comemorada dentre os dias 18 e 25 de setembro e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do respeito e responsabilidade no trânsito.

A semana é o momento também de reforçar a necessidade de evoluirmos para um sistema de trânsito mais eficiente, sustentável e que respeite cada vez mais o meio ambiente no controle de emissão de poluentes.

Em Minas Gerais, o segmento de transporte de passageiros, conta com um programa para promover a melhoria da qualidade de vida dos transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade socioambiental, contribuindo para uma operação mais sustentável, eficiente e que respeita o meio ambiente.

Há 14 anos empresas de transportes de passageiros de Minas Gerais contam com o maior programa ambiental da iniciativa privada do Brasil, o DESPOLUIR.

O programa é uma realização da CNT e do SEST SENAT que, entre outras ações, realiza avaliações veiculares gratuitas. O DESPOLUIR ganhou notoriedade internacional há dois anos, quando foi reconhecido pelas Nações Unidas por promover a redução de poluentes e favorecer a qualidade de vida dos trabalhadores do transporte e de toda a sociedade.

Desde 2007, o Despoluir desenvolve atividades práticas que buscam evitar os impactos na natureza advindos do setor. Ao longo da sua trajetória, foram mais de 3,3 milhões de avaliações veiculares, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de cuidado com o meio ambiente e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ar, especialmente nos grandes centros urbanos. Desta forma, o Programa atinge seu propósito de contribuir para o desenvolvimento sustentável no Brasil, gerando benefícios para todos.

Em Minas Gerais, o Despoluir é coordenado, no setor de passageiros, pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (FETRAM).

Visite o site do programa no endereço: https://www.fetram.org.br/despoluir/