Consórcio Transfácil e Guarda Municipal são parceiros nas oficinas de conscientização para um trânsito mais seguro

A Semana Nacional do Trânsito, iniciada no último sábado (18), terá nesta terça-feira (21) na Praça da Estação, das 9h30 às 11h, ações educativas e oficinas gratuitas de conscientização para um trânsito mais seguro. A iniciativa da Guarda Municipal tem o apoio do Transfácil (Consórcio Operacional do Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus do Município de Belo Horizonte) que irá disponibilizar um ônibus para a oficina de identificação de pontos cegos nos veículos principalmente para motociclistas e ciclistas. Além disso os pedestres serão orientados em relação a travessia segura após o desembarque dos ônibus. 

 “O objetivo desse trabalho conjunto é incentivar a reflexão e a adoção de comportamentos mais responsáveis no trânsito entre motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas. Belo Horizonte tem hoje 100% de sua frota adesivada com identificação dos pontos cego, o que contribui para uma maior segurança de pedestres, ciclistas e motociclistas”, explica o presidente do Transfácil, Ralisom Guimarães.

Importante destacar que o transporte coletivo é seguro e precisa ser priorizado nas cidades. Um modelo adequado com mais faixas e corredores exclusivos, reduz congestionamentos, emissão de poluentes, acidentes de trânsito, bem como proporciona uma significativa melhoria na qualidade de vida de sua população. O ônibus é o modal de transporte mais seguro que existe. Segundo dados do Ministério da Saúde, um terço da população utiliza o serviço de transporte de passageiros e somente uma em cada 200 mortes por acidentes ocorre no transporte público. Essa quantidade corresponde a apenas 0,48% do número de vítimas fatais no trânsito.

Confira programação completa das oficinas

Oficina do Ponto cego do ônibus

Objetivo – Abordar motociclistas e ciclistas para alertar sobre os pontos cegos do veículo.

Travessia segura

Objetivo – Chamar atenção dos pedestres sobre os riscos da travessia ao desembarcar do ônibus.

Tira Dúvidas

Esclarecer dúvidas sobre as mudanças do CTB e infrações

SERVIÇO

Local: Praça da Estação (21/09).

Horário:9h30 às 11h