O Hospital Mater Dei Salvador foi um dos ganhadores do Prêmio HealthARQ 2021, na categoria Cases de Sucesso – Novo Empreendimento. Promovida pelo Grupo Mídia, a iniciativa é uma homenagem às marcas mais lembradas e um reconhecimento aos profissionais que mais se destacaram na arquitetura, engenharia e design da saúde do último ano. A cerimônia de premiação foi realizada  no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, durante o Fórum HealthARQ para líderes da arquitetura e da construção da saúde debaterem as tendências do setor. 

A homenagem foi recebida pela gerente clínica e assistencial da Rede Mater Dei de Saúde, Lara Salvador.  O Prêmio HealthARQ está em sua sétima edição e os ganhadores são escolhidos pelo conselho editorial do Grupo Mídia, baseado em pesquisa de mercado e votação aberta pelo site Healthcare Management. O Fórum+Prêmio HealthARQ é um evento direcionado para administradores, diretores, gestores hospitalares de departamentos de engenharia, infraestrutura e arquitetura e demais lideranças. 

Para o presidente da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Moraes Salvador Silva, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela instituição em empregar tendências arquitetônicas sustentáveis e modernas nos projetos de construção de seus hospitais, que são destaque em infraestrutura e engenharia no setor de saúde no Brasil. “A Rede Mater Dei de Saúde sempre se notabilizou por utilizar mão de obra própria para construir os seus hospitais, utilizando as mais modernas técnicas de arquitetura e engenharia hospitalares. Trabalhamos com o conceito de medicina integrada e buscamos construir os nossos prédios dentro das melhores práticas de sustentabilidade ambiental. Acreditamos que, quando construímos, temos condições de customizar o ambiente hospitalar para as necessidades específicas naquele hospital, naquela região e naquela cidade”. 

O projeto arquitetônico do Mater Dei Salvador, assinado pelo renomado arquiteto Siegbert Zanettini, prioriza a ventilação e a iluminação naturais com o objetivo de valorizar os recursos do meio ambiente e proporcionar bem-estar aos usuários. O novo hospital terá um sistema de climatização que adotará uma gestão eficiente dos recursos hídricos a fim de controlar perdas e evitar desperdícios. As tecnologias empregadas vão garantir uma redução de 40% do consumo total do empreendimento