Com os alimentos arrecadados, os alunos do curso de Nutrição vão fazer e distribuir refeições para pessoas em situação de rua, no entorno do campus

Segundo a Pastoral de Rua de Belo Horizonte, a procura por diárias passou de 400 para 800 pessoas, no período de pandemia. Diante dessa situação, alunos do curso de Nutrição da Una Linha Verde, integrante da Ânima Educação, estão recebendo doações de alimentos para serem usados na preparação, montagem e distribuição de “quentinhas” para pessoas em situação de rua.As refeições serão compostas por cereais, leguminosas, uma fonte proteica, vegetais, e acompanhada por uma fruta. O valor nutricional médio das marmitas vai corresponder a 30% do valor energético diário de referência para a população adulta brasileira.

O ponto de arrecadação é a Clínica Integrada de Atenção à Saúde da Una Linha Verde, entre 14h e 19h. Arroz, feijão, legumes, verduras, frutas variadas, especiarias, ovos, óleo de soja, sardinha, atum, canjiquinha, fubá de milho e farinha de mandioca são alguns dos alimentos que vão ajudar na montagem das marmitas da ação social intitulada “Doe alimentos com amor”. As doações tiveram início no dia 31 de agosto e vão até o final do mês de outubro.

A preparação será feita pelos alunos, no laboratório de técnica e dietética, com acompanhamento dos professores, e também distribuídas por eles nos locais do entorno do campus Linha Verde.  A previsão para a primeira distribuição é dia 11 de setembro. Segundo Nayara Mussi, coordenadora do curso e também realizadora do projeto, a perda de emprego e a queda de renda durante a pandemia levaram muitas pessoas para as ruas e consequentemente, à insegurança alimentar, quando existe restrição alimentar, ou seja, quando as pessoas não têm, em diferentes níveis, acesso permanente à alimentos. “É visível o aumento da população de rua nesse momento. O objetivo é contribuir para a redução da insegurança alimentar e nutricional vivida pelos moradores de rua”, diz.

Para Nayara Mussi, o projeto vai ajudar a ampliar os conhecimentos técnicos e científicos dos alunos ao mesmo tempo em que será mais uma oportunidade de engajamento em uma causa social. “A ideia nasceu da vontade de marcar o dia do nutricionista, que foi no último dia 31 de agosto, com uma ação para a comunidade. Vamos contar com a solidariedade das pessoas, com a doação de alimentos, para que possamos preparar com muito carinho muitas quentinhas”, diz.  

Campanha “Doe alimentos com amor”

Ponto de doação: Campus Una Linha verde

Horário: 14h às 19h

Contato:  (31) 4005-9163

Endereço: Av. Cristiano Machado, 11157 – Vila Suzana, Belo Horizonte – MG, 31744-007