Concerto com solo do Principal Trompetista da Orquestra, Marlon Humphreys-Lima, em repertório dedicado ao compositor Haydn

No dia 22 de agosto, às 11h, na Sala Minas Gerais, a Filarmônica de Minas Gerais realiza mais uma apresentação da série “Concertos para a Juventude” 2021, sendo a primeira com presença de público neste ano. O repertório vai destacar Haydn, compositor austríaco cuja obra é essencial para a evolução da música orquestral. Dele, o público ouvirá as peças Sinfonia nº 104 em Ré maior, “Londres”Concerto para trompete em Mi bemol maior, com solo do Principal Trompetista daOrquestra,Marlon Humphreys-Lima; Sinfonia nº 94 em Sol maior: “Surpresa” e a Sinfonia nº 45 em fá sustenido menor, “Despedida”. A condução é do maestro José Soares, regente assistente da Orquestra. Os concertos para a Juventude são realizados aos domingos e são gratuitos.

O público poderá assistir ao concerto presencialmente, na Sala Minas Gerais. A distribuição de ingressos será feita na sexta-feira, dia 20, a partir do meio-dia, exclusivamente pela internetno site da Filarmônica (www.filarmonica.art.br), limitada a 2 ingressos por pessoa. Não haverá distribuição de ingressos no momento do concerto. A ocupação da Sala Minas Gerais está limitada a 393 pessoas, o que corresponde a 26% da sua lotação total (1.493 lugares).

Este projeto é apresentado pelo Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais e Cemig, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Patrocinador: BTG Pactual e Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. Realização: Instituto Cultural Filarmônica, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de MG, Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

A programação educacional da Orquestra tem o apoio do programa Amigos da Filarmônica.

José Soares, regente

Natural de São Paulo, José Soares é Regente Assistente da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2020. Iniciou-se na música com sua mãe, Ana Yara Campos. Estudou Regência Orquestral com o maestro Cláudio Cruz, em um programa regular de masterclasses em parceria com a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Participou como bolsista nas edições de 2016 e 2017 do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, sendo orientado por Marin Alsop, Arvo Volmer, Giancarlo Guerrero e Alexander Libreich. Recebeu, nesta última, o Prêmio de Regência, tendo sido convidado a atuar como regente assistente da Osesp em parte da temporada 2018, participando de um Concerto Matinal a convite de Marin Alsop. Foi aluno do Laboratório de Regência da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, sendo convidado pelo maestro Fabio Mechetti a reger um dos Concertos para a Juventude da temporada 2019. Em julho desse mesmo ano, teve aulas com Paavo Järvi, Neëme Järvi, Kristjan Järvi e Leonid Grin, como parte do programa de Regência do Festival de Música de Parnü, Estônia. Atualmente cursa o bacharelado em Composição pela Universidade de São Paulo.

Marlon Humphreys-Lima, trompete

Natural de São Paulo, Marlon Humphreys-Lima teve sólida formação musical com Gilberto Siqueira e foi vencedor do Prêmio Weril (2000). Com bolsa de estudos da Vitae, aperfeiçoou-se em Chicago com Mark Ridenour e Aldoph Herseth. Foi solista na Civic Orchestra of Chicago e trabalhou com a Chicago Symphony, Grand Park Symphony, Rochester Philharmonic e Oak Park Symphony. No Japão, foi membro fundador e solista da Hyogo Performing Arts Center Orchestra e participou do Pacific Music Festival. Trabalhou com os maiores regentes da atualidade, destacando-se Valery Gergiev, Daniel Barenboim e Pierre Boulez. A convite de Valery Gergiev, participa da World Orchestra for Peace.

Programa:

Filarmônica de Minas Gerais

Concertos para a Juventude

22 de agosto – 11h

Sala Minas Gerais

José Soares, regente assistente

Marlon Humphreys-Lima, trompete

HAYDN       Sinfonia nº 104 em Ré maior, Hob. I:104, “Londres”: Adagio – Allegro

HAYDN      Concerto para trompete em Mi bemol maior, Hob. VIIe: 1: Allegro

HAYDN      Sinfonia nº 94 em Sol maior, Hob.I:94, “Surpresa”: Andante

HAYDN      Sinfonia nº 45 em fá sustenido menor, Hob. I:45, “Despedida”: Presto – Adagio

HAYDN      Sinfonia nº 104 em Ré maior, Hob. I:104, “Londres”: Spiritoso

Concerto gratuito com presença de público na Sala Minas Gerais. A distribuição de ingressos será feita na sexta-feira, dia 20, a partir do meio-dia, exclusivamente pela internet, no site da Filarmônica (www.filarmonica.art.br), limitada a 2 ingressos por pessoa.