Dados divulgados pela Fenabrave revelam a grande expressividade do setor com a escassez de carros novos no mercado. Falta de componentes, insumos, crise de semicondutores e paralisação de montadoras aquecem ainda mais as transações de usados

O mercado de carros usados e seminovos continua em ascensão durante a pandemia. Com a falta de produtos novos nas concessionárias, decorrentes da crise de semicondutores, peças e até mesmo de paralisações de algumas montadoras, o consumidor de usados tem ditado o ritmo acelerado do mercado. O mês de julho registrou somente na comercialização de automóveis e veículos leves, um aumento de 6,83% nas vendas (1.061.013 unidades) em relação ao mês de junho (993.197 unidades), de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

O volume de vendas no mês de julho já é considerado o melhor desde o início da série histórica da entidade em 2003. E não para por aí. No acumulado de vendas de usados dos sete primeiros meses deste ano, as transações de automóveis e comerciais leves chegaram a 6.512.509, um índice 55,7% maior que o mesmo período de 2020.

Um exemplo dessa força de vendas vem da rede Carbig.com, empresa do Grupo Carbel e maior revendedora de carros seminovos de Minas Gerais. A empresa, que possui 11 lojas espalhadas em Belo Horizonte e uma em Contagem, na região Metropolitana, pega carona em sua grande infraestrutura e poder de vendas para surfar ainda mais alto no cenário favorável.

 “A Carbig.com vende mais porque tem diferenciais de atendimento, estratégias de vendas e conta ainda com o maior estoque de veículos do Estado, com mais de 700 carros. Tudo o que o cliente precisa ele vai encontrar em uma de nossas lojas. Selecionamos as melhores opções do mercado”. E acrescenta. “Nosso cliente recebe um carro que foi vistoriado e passou por uma rígida inspeção para garantir a certificação de dados. Esse é o laudo cautelar. Além disso, oferecemos entrada facilitada em até 12 vezes e excelentes planos de financiamento com taxas especiais”, conta Felipe Pessoa, diretor da rede Carbig.com.

O diretor também explica que as empresas que oferecem garantias saem na frente nas vendas de carros usados. “O consumidor do carro usado busca também garantias.  Todos os nossos veículos são vistoriados e passam por uma rígida inspeção e certificação de dados, incluindo quilometragem e só são disponibilizados para venda depois de receberem o laudo de procedência”.

No mês de julho a rede Carbig.com registrou um faturamento 7,03% superior ao mês de junho. No acumulado do ano, a Carbig também seguiu forte. No balanço dos últimos sete meses, a empresa teve uma alta de 65,8% no faturamento.

Pessoa explica que a agilidade no atendimento ao cliente também é indispensável para quem busca sobressair neste segmento de usados. “O consumidor de usados quer a melhor experiência possível e quando ele tem um rápido retorno, a negociação é uma consequência. Hoje a Carbig conta com diversos canais de atendimento ao cliente. Temos uma central de primeiro atendimento com mais de 20 consultores especialistas e mais 50 consultores de vendas em nossas 12 lojas. Mais de 95% dos pedidos em nossos canais são atendidos em no máximo 1 hora. A velocidade no atendimento também faz toda a diferença para quem procura o seu carro”, garante.

O médico Ricardo Antônio Duarte é um exemplo de que a agilidade no atendimento faz a diferença na negociação. Ricardo começou a sua procura por um Honda Civic pela internet. No site da Carbig.com ele deixou uma mensagem que foi captada pelo BDC da empresa, uma espécie de central de vendas. Em poucos minutos, o consultor entrou em contato com ele.  “Peguei algumas orientações do veículo que vi na internet com o vendedor por whatsApp. No mesmo dia combinei de passar na loja da Contorno e acabei comprando o carro seminovo que tinha gostado”, lembra

O representante comercial Cleber Rabelo Rezende, também iniciou seu contato com a Carbig pelos canais de atendimento. “Eu estava procurando pelo modelo City. Um amigo me ajudou nas buscas pela internet. Liguei para o vendedor e marquei de ir ver. Mas só consegui ir no outro dia e o carro foi vendido. Mas acabei olhando outro na loja e fiquei bastante satisfeito com que comprei, um Corolla 2017/2018”, diz.