Concessionária deve inaugurar até o fim do ano uma unidade no bairro Prado, a primeira da capital mineira com o novo padrão mundial da VW

A crise instalada em diversos setores da economia decorrente da pandemia do novo coronavírus, não só tem proporcionado desafios para empresas, como também tem gerado oportunidades de crescimento. O mercado automotivo, um dos mais afetados no início da pandemia, já tem dado sinais de recuperação, mesmo com a crise dos semicondutores, a falta de insumos e paralisação de fábricas.

Um dos exemplos de aposta no mercado automotivo vem do Grupo Carbel. A empresa já tem projetos de ampliação e anuncia investimento de R$ 10 milhões em uma nova loja da Carbel Volkswagen no bairro Prado. Será a primeira de Minas Gerais com o conceito new brand design (novo design de marca), novo padrão mundial da montadora VW. Um conceito moderno, digitalizado e conectado, que teve início no Brasil no ano passado com o lançamento da nova logomarca da Volkswagen.

“Mesmo com a crise, estamos otimistas com nossos números e com planos de ampliação da nova loja. Todo o nosso trabalho é para crescer, mesmo diante dos desafios que temos enfrentado como a falta de semicondutores, por exemplo”, comenta Thiago Maia, diretor da Carbel Volkswagen. Segundo ele, o ponto da loja foi estrategicamente pensado na comodidade para o cliente e também na concentração de outras marcas do grupo Carbel. “O local é de fácil acesso e já abriga outras concessionárias do grupo. Isso não só traz visibilidade para a Carbel como também proporciona diversidade para os clientes. O nosso objetivo é fazer da região um novo corredor automotivo na cidade, um polo mesmo”, explica Maia.

Semestre em alta

Dados divulgados pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), revelam que o emplacamento de automóveis e comerciais, mesmo com uma queda no mês de junho, acumulou uma alta de 31,9% no primeiro semestre deste ano, quando foram emplacadas 1.006.685 automóveis e comerciais leves em relação a 2020.

O balanço do primeiro semestre na Carbel Volkswagen, pioneira da marca alemã e uma das líderes no setor, foi superior ao mercado. A empresa, fechou o período com o emplacamento de 2421 carros. No mesmo período de 2020 foram 1237 unidades. 

Tradição e pioneirismo

Com tradição no mercado mineiro, a Carbel Volkswagen faz parte da história da capital. Inaugurada em 1963 na Avenida Bias Fortes, a Carbel Volkswagen foi a primeira concessionária do Grupo Carbel e a semente do sucesso empresarial do que hoje é o conglomerado de empresas. Em 1965, ela foi transferida para a avenida Nossa Senhora do Carmo, no Sion, onde permanece até hoje e é o mais tradicional endereço automotivo da cidade.

A visão empresarial da família Pentagna Guimarães foi motivada pelo crescimento automotivo do país, que pouco antes do fim da década de 50, contou com a Volkswagen inaugurando uma fábrica na cidade de São Bernardo do Campo. “Foi uma aposta na expansão da indústria automobilística no Brasil e era o início de uma trajetória de prosperidade marcada pela inovação e tradição”, conta Maia.

Estrutura e Liderança

A busca pelos melhores negócios e soluções automotivas fez da Carbel Volkswagen a líder na venda de veículos, peças e serviços. Com mais de 300 colaboradores, a empresa oferece grande estrutura de atendimento e serviços de ponta.  “Os clientes Carbel Volkswagen encontram profissionais altamente capacitados, que participam de programas de aperfeiçoamento e atualização. Isto mantém o alto nível de atendimento e faz com que o cliente seja o foco principal de todas as ações”, ressalta Thiago Maia.

Atualmente a empresa detém o maior Centro Técnico e de logística de Minas Gerais, o Supercenter. No espaço com mais de 39 mil m² foi instalada a área de logística, com capacidade para armazenar um estoque com mais de 1000 veículos.

Inovação e Tecnologia

Dos primeiros Fuscas vendidos aos modelos atuais houve uma evolução no conceito de soluções automotivas. A Volkswagen trouxe para as novas gerações de seus veículos, tecnologia, inteligência e segurança, entregando as usuários um outro conceito de automóvel.

Hoje os painéis digitais, volantes multifuncionais com conectividade e streaming são realidades presentes na linha de veículos da montadora VW. A presença da tecnologia se apresenta não apenas como itens de conforto e benefício ao cliente, mas também como elemento de segurança. Veículos que contam com assistente de estacionamento que indica uma vaga adequada para estacionar, até com sistema que permite frear automaticamente o carro como forma de evitar colisões e o controle adaptativo de velocidade e distância, que ajuda a manter a velocidade e distância do veículo a frente programadas pelo motorista, atuando no acelerador e freio de acordo com o tráfego. Essas e outras tecnologias tornaram a experiência de condução muito mais segura e prazerosa.

 “Ao longo desses anos, a Volkswagen e a Carbel passaram por mudanças tecnológicas para oferecer o melhor em qualidade e inovação aos seus clientes. Atualmente, a montadora é líder no Brasil no mercado de SUVs e a Carbel tem acompanhado essa evolução. Recentemente, em plena pandemia foi lançado o T-Cross, o Nívus e o Taos, este último modelo teve sua pré-venda online esgotada em apenas 7 minutos. Esses novos modelos têm agradado em cheio ao consumidor”, conta Thiago Maia.