Nas últimas semanas, o Sesc em Minas, com apoio da Fecomércio MG, Senac e Sindicatos Empresariais, promoveu a campanha Salve – Unidos contra a Fome. Os esforços da campanha, realizada em maio e junho, resultaram na arrecadação, até o momento, de mais de 1,1 milhão quilos de alimentos, incluindo 330 mil kg doados pelo Sesc e 219 mil kg doados pelo Senac. As doações contemplam ainda 93 mil itens de limpeza, higiene e vestuário e vão beneficiar mais de 1 milhão de pessoas. O valor de todas as doações, realizadas por parceiros da campanha, empresas e pessoas físicas, corresponde a R$6, 2 milhões.

Dentre os impactos da pandemia de covid-19, está o aumento da fome nos lares brasileiros. “Nesse cenário, a campanha Salve surgiu com a proposta de potencializar a arrecadação de alimentos para a população em situação de insegurança alimentar, atendida pelo Mesa Brasil Sesc, programa voltado para o combate à fome e à insegurança alimentar”, explica o gerente do Programa Mesa Brasil, Sidnei Calisto de Oliveira.

“Junto de nossos parceiros, empregados e sociedade civil conseguimos fazer a diferença e mostrar o poder da solidariedade. Nossa união fez chegar alimento onde falta e é muito gratificante celebrar os resultados da campanha, que foi realizada com tanta dedicação. Agradecemos imensamente o empenho de todos e seguimos com a certeza de que ainda há muito a ser feito. As ações do Mesa Brasil Sesc continuam, e vamos seguir trabalhando para levar alimento a quem precisa”, comemora o diretor de Programas Sociais, Serviços e Operações do Sesc em Minas, Grijalva Duarte Júnior.

Além das doações, todo o dinheiro arrecadado está sendo usado para a compra de cestas básicas, que serão doadas para famílias e entidades cadastradas no Programa Mesa Brasil Sesc. Algumas doações ainda estão chegando e serão distribuídas no decorrer dos próximos meses.

Como parte do Salve, foram realizadas duas lives musicais transmitidas ao vivo pelo YouTube do Sesc em Minas, para arrecadar recursos que foram integralmente convertidos em alimentos. A primeira live da campanha foi um show da dupla sertaneja César Menotti e Fabiano, e o segundo encontro virtual foi com a cantora Elba Ramalho. As duas lives, que já bateram recordes de acesso, podem ser revistas no YouTube do Sesc.

Sobre o Mesa Brasil Sesc

Mesa Brasil Sesc é um programa de segurança alimentar e nutricional, composto por ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. Ou seja, ele busca o que sobra em empresas parceiras, depois entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício e, de outro, reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos.

Desde o início da pandemia, além das mais de 318.300 mil pessoas que já eram beneficiadas, o Mesa cadastrou, em caráter emergencial, 728 novas entidades sociais, alcançando 1.552.865 pessoas. Somente em 2020, as unidades do Mesa Brasil Sesc distribuíram quase 6 mil toneladas de alimentos em Minas Gerais.

Pessoas físicas e jurídicas podem participar doando qualquer quantia por meio da chave Pix mesabrasilpix@sescmg.com.br. As empresas também podem contribuir com donativos diretos entrando em contato com a gerência do Mesa Brasil: 31 3279-1534. Além de fazer o bem e ajudar a levar alimento a quem precisa, os parceiros do Mesa Brasil Sesc têm acesso a benefícios como capacitações do corpo de colaboradores/funcionários (ações educativas), diminuição no impacto ao meio ambiente com a redução de descarte, isenção de ICMS relativo aos alimentos doados, dedução de Imposto de Renda sobre o valor do alimento doado e alinhamento com os princípios da sustentabilidade e responsabilidade social.