Em parceria com a prefeitura de Nova Lima e CSul Desenvolvimento Urbano, Bravo Motor Company anuncia a produção do primeiro sistema de veículos elétricos para o transporte público do estado, dentro do maior projeto de desenvolvimento urbano da América Latina

Com um investimento superior a R$ 25 bilhões, o empreendimento irá gerar mais de 10 mil empregos diretos e colocará o estado de Minas Gerais no mapa do desenvolvimento da economia sustentável. Para o CEO da Bravo Motor Company, Eduardo Javier Muñoz, “Nossa escolha por investir em Minas Gerais tem muita relação com o posicionamento do Estado como polo de atração de investimentos, inovação e tecnologia. Temos encontrado um ecossistema muito propositivo e de muita ajuda que tem facilitado os processos. O Brasil naturalmente, pelo tamanho do mercado, já era um dos mercados almejados por nossas empresas na América Latina, e Minas se destacou por estes e outros motivos, como a própria cadeia automotiva que abriga”.

O início das obras está previsto para o quarto trimestre de 2021, enquanto o começo da produção deve ocorrer a partir do primeiro trimestre de 2023. A instalação do Parque Industrial Colossus Cluster ocorrerá na região noroeste da cidade de Nova Lima, próximo à BR-040, uma das principais rodovias do país. A área onde a fábrica será implantada faz parte do Masterplan do Projeto CSUL Lagoa dos Ingleses.

Para o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, o acordo representa um marco na história do município e do estado. “Temos pautado todas as nossas ações no diálogo, na inovação e na integração. Essa parceria contempla tudo isso, considerando que estamos trazendo para nossa cidade uma empresa que possui uma proposta totalmente sustentável, inovadora e que oferece também uma solução para um dos nossos principais desafios, que é a mobilidade urbana”, explica.

Ao fomentar o alinhamento dos conceitos de desenvolvimento urbano humano, inteligente, criativo e sustentável, a CSul comemora a criação do parque industrial na região. “A fabricação de carros elétricos para transporte dentro do projeto CSUL Lagoa dos Ingleses vem para consolidar o nosso conceito de Cidade Inteligente, utilizando a tecnologia para transformar a vida das pessoas, além de fomentar o crescimento econômico, sem abrir mão da sustentabilidade, um dos principais pilares do projeto CSul’’, destaca Maury Bastos, presidente da empresa.

O parque prevê a fabricação de veículos e motores elétricos, células e packs de baterias, sistemas de armazenamento, dentre outros equipamentos utilizados no transporte compartilhado. Os veículos elétricos produzidos no Colossus Cluster Nova Lima terão como principal aplicação o transporte compartilhado, podendo ser produzidos diversos modelos, dentre eles, ônibus, vans e taxis para transporte de personas e logística de e-commerce. Utilizarão tecnologia de última geração, tais como algoritmos de Inteligência Artificial, proporcionando maior conforto, agilidade e segurança aos usuários.

A infraestrutura contará com o Sistema Bondi que utiliza fontes de energia renováveis, sem causar impactos ao meio ambiente. Trata-se de uma estrutura aérea, de baixo custo, quando comparada a outros sistemas de transporte público, que ocupa pouco espaço e é capaz de gerar energia para seu próprio consumo, além de fornecer o excedente produzido para utilização do município. Já há a intenção de expansão futura do Sistema Bondi, ligando o centro histórico de Nova Lima à Lagoa dos Ingleses, em uma extensão de 28 km dentro do território municipal.