Aqueles que não têm os tutores identificados estão sendo encaminhados para adoção

Com a pandemia e a necessidade de confinamento, muita gente levou um novo amigo para casa, aumentando a estatística de adoções de pets no país. Mas, com o agravamento da crise econômica, fim do auxílio emergencial, foi a vez do crescimento de abandono e devoluções de animais. Na rua, sem castração, e com a convivência com outros animais, o resultado foi mais procriação. Segundo a Ampara Animal, que contribui e ajuda ONGs e protetores independentes, o abandono de animais em 2020 cresceu cerca de 70%.

Para amenizar a situação, professores e estudantes do curso de Medicina Veterinária da Una Linha Verde, por meio do Projeto Neonato, estão realizando o pré-natal  de cadelas prenhas resgatadas nas ruas e cuidando de seus filhotes até o desmame. Segundo o diretor e médico veterinário Bruno Antunes, a ação permite a redução de animais nas ruas sofrendo diversas comorbidades e contribui para o encaminhamento de pets para adoção responsável. “Começamos com três cadelas resgatadas, duas delas tiveram o parto na Faculdade de Veterinária da Una, resultando em 18 filhotes que estão recebendo carinho e tratamento diário dos estudantes”, diz.

Os filhotes são tratados, vermifugados e encaminhados para adoção responsável, com registro dos futuros tutores e acompanhamento dos alunos quanto aos cuidados.

A iniciativa também conta com parceiros privados, como a Agener, a Drogavet, e a Quatree, que fornecem medicações e rações adequadas para os cuidados básicos essenciais para a saúde e o bem-estar desses pets.

Cadelas prenhas resgatadas das ruas podem ser levadas para a Faculdade de Veterinária da Una Linha Verde. Para adotar os filhotes é necessário que o tutor visite a faculdade, apresente os documentos de comprovação de residência e passe por uma entrevista com a equipe. Para obter mais informações sobre o Projeto Neonato, visite o Instagram @adocaounalv ou entre em contato pelo tel (31) 99522-8169.  A Faculdade fica na Av. Cristiano Machado, 11.157, Vila Cloris, em Belo Horizonte.